Texto por Colaborador: 06/08/2021 -

Entre trancos e barrancos o BVB conseguiu no fim da temporada passada chegar ao título da Copa da Alemanha e no apagar das luzes se garantir na próxima Champions. Eden Terzic salvou a temporada – que estava indo para o buraco -, e também recolocou confiança em alguns jogadores que estavam em baixa. Ele deixou para Marco Rose um trabalho “menos” pesado. Em assim a temporada 21/22 começa a era de Rose no clube.

Faltou pouco para o BVB conseguir voltar a uma semifinal de Liga dos Campeões. A desclassificação foi nos detalhes. O time após uma boa primeira fase, e no momento de transição de técnico – o jogo era contra o Sevilla, o bicho papão de Liga Europa. Era uma equipe que tinha Papu Gomez como principal jogador. Mas o time ganhou lá e passou sufoco na volta, e assim parou no Manchester City – com ressalvas sobre a arbitragem.

Agora é hora de recomeçar. Deixar o trabalho de 2 anos e meio para trás de Lucien Favre e colocar uma nova filosofia. A vinda de Rose é uma mostra de um projeto à longo prazo. Técnico jovem e promissor, e chega ao Dortmund com gás renovado. Recuperar e voltar de fato a brigar pelo título nacional que não vem desde a temporada 11/12. No meio do caminho perdemos um título na mão na temporada 17/18.

É verdade que Rose não contará com Sancho – acabou indo para o United -, mas tem Haaland e Marco Reus. Tem uma boa espinha dorsal – Hummels, Guerreiro ,Reus e Haaland. Ainda tem jogadores que subiram de rendimento com Terzic – Akanji e Dahoud. Rose tem na mão um time talentoso, que faltava um técnico que poderia conseguir encaixar as peças de forma correta.

Mas nem tudo são tão flores assim, e assim o time ainda precisa “concertar” algumas posições. E foi buscar no Stuttgart o goleiro Kobel. Bürki falhou e com Hitz um pouco mais seguro, o BVB quer acabar a incerteza e investiu pesado para tirar o jovem de 23 anos. Ainda falta um lateral-direito, pois Meunier não foi bem, Morey está machucado e Passalck ainda não engrenou com a camisa auri-negra.

A principal contratação da temporada é Malen. O holandês chega com status de “A cereja do bolo”. Depois de uma longa negociação com PSV, no fim a quantia paga de 30 milhões de Euros coloca o jovem de 22 anos como o grande reforço para a temporada 21/22. Ele chega num campeonato mais competitivo. Então será preciso um pouco de paciência para adaptação e engrenar no BVB.

Temporada:

Temos quatro competições: Copa da Alemanha, Liga dos Campões, Bundesliga e Supercopa da Alemanha. É a hora de voltar levantar o caneco da Bundesliga e quebrar uma série de 9 títulos seguidos do Bayern. Apesar de não ter ido bem na última temporada, o ânimo se renovou e com os reforços é possível. Chegar na semi da Liga dos Campeões é algo real, se ano passado não chegamos por detalhe, agora a moral tá lá em cima. vamos na Pokal defender o título e na supercopa mostrar ao Bayern que tem um rival.

O time:

De fato, o time perdeu a principal peça, o meia-atacante Jadon Sancho, mas também se reforçou dentro e fora de campo. Kobel chega com a responsabilidade de pôr fim ao drama do gol. Além disso, conta com a espinhal dorsal descrita acima, e ainda nomes como Jude – que chegou ano passado -, mas que durante a temporada surpreendeu. O BVB chega chega para a temporada 21/22 pronto para dar trabalho.

Time base: Kobel- Meunier, Hummels, Akanji e Guerreiro – Witsel, Dahoud, Reyna, Reus, Hazard - Haaland.

Por Breno Benedito