Texto por Colaborador: Redação 30/06/2023 - 00:00

Raphael Guerreiro completou sua passagem do vice-campeão BVB para o Bayern. Ele já explicou por que o português deixou o Borussia Dortmund depois de sete anos e apesar da possibilidade de renovar seu contrato.

Raphael Guerreiro chega ao Bayern principalmente por causa do técnico Thomas Tuchel, como disse à mídia do clube. Os dois já haviam trabalhado juntos na época do BVB, Tuchel é considerado um dos grandes patrocinadores do jovem de 29 anos.

"Lembro-me de muitos momentos com ele. Ganhamos a taça juntos. Foi a primeira vez que joguei em um grande clube", Guerreiro relembrou sua passagem por Tuchel. O treinador é, portanto, também um motivo para a sua saída do BVB: "Quando ele me ligou, pensei imediatamente que queria jogar para ele novamente."

O lateral-esquerdo trocou o FC Lorient pelo Borussia Dortmund em 2016, quando Tuchel iniciou sua segunda temporada. Foi o treinador do Bayern de hoje que colocou Guerreiro pela primeira vez no meio-campo central, onde pôde contribuir com a sua grande capacidade técnica e compreensão de jogo.

"Fiquei surpreso quando ele me colocou no meio-campo pela primeira vez porque nunca joguei lá", lembrou Guerreiro. "Joguei na esquerda, mas nunca no centro antes. Mas joguei bem na primeira vez e continuei depois. a posição."

Guerreiro sobre Tuchel, treinador do Bayern: "Tenho de lhe agradecer por isso"

Por causa de Tuchel, ele "aprendeu muito sobre essa posição" e agora sabe muito melhor "como os jogadores se movem no meio-campo. Meu estilo é pensar na posição e nos movimentos. Tenho que agradecer a ele por isso". Mesmo sob o comando do técnico do BVB, Edin Terzic, o jogador da seleção portuguesa impressionou repetidamente como meio-campista central na última segunda metade da temporada.

Enquanto o BVB havia hesitado na primeira metade da temporada, em que Guerreiro nem sempre conseguiu convencer, com uma oferta de contrato, no final da temporada tinha um papel de trabalho pronto para ser assinado com prazo até 2025 incluindo uma opção por mais um ano. No entanto, o canhoto optou pelo FC Bayern, onde assinou até 2026.

"Tenho orgulho de fazer parte desta grande equipe do Bayern. Vou dar tudo e espero que tenhamos sucesso", disse o estreante, ansioso pela temporada.