Texto por Colaborador: 12/01/2021 -

Independentemente da posição, Raphael Guerreiro é talvez um dos mais importantes atletas do Borussia Dortmund. O lateral esquerdo nominal brilha como uma arma criativa para todos os setores e é regularmente incluído nas listas de artilheiros. O clube quase perdeu o português para o Paris Saint-Germain.

O retorno do campeão europeu ao seu país de nascimento tem sido um problema desde que ele se mudou para Dortmund em 2016. O PSG tentou repetidas vezes levar o jogador, agora com 27 anos. O interesse foi muito específico em 2019. “Houve discussões detalhadas. Praticamente aceitei ir para lá”, disse Guerreiro à BeIN Sports." Mas então houve mudanças no Paris que fizeram a transferência falhar".

O diretor esportivo Antero Henrique deixou o clube na época, o brasileiro Leonardo assumiu. Ele acertou com um zagueiro do BVB, mas era Abdou Diallo e não Guerreiro. Ele estendeu seu contrato em Dortmund no outono de 2019, o que foi "um golpe de sorte" para os negros e amarelos, como enfatizou o diretor esportivo Michael Zorc ao Sport Bild em maio de 2020 .

O próprio Guerreiro concorda com o andamento das coisas. "Continuei em Dortmund e hoje posso dizer: Felizmente. Porque joguei a melhor temporada da minha carreira e espero poder melhorar." Só na temporada 2019/20, ele somou onze pontos como artilheiro na Bundesliga. Na rodada atual, após doze jogos, ele já tem oito.