Texto por Colaborador: 14/05/2021 -

Łukasz Piszczek gritou e chorou de felicidade, os companheiros jogaram-no repetidamente para o alto. "Foram emoções puras", disse o ídolo do Borussia Dortmund após a glória em uma longa carreira: "Os títulos anteriores também foram fantásticos, mas vou levar o dia comigo para o resto da minha vida".

Em onze anos e quase 400 jogos, o polonês experimentou todos os altos e baixos do BVB. Seu retorno improvável nas últimas semanas é uma das histórias mais comoventes da temporada da Bundesliga. Piszczek (35) fechou com a vitória e a taça em Berlim. "O quão importante ele foi para o Borussia Dortmund não pode ser expresso em palavras", disse o seu treinador Edin Terzic. "Lukasz esvaziou o tanque completamente, tirou tudo em termos de desempenho e emoção para ganhar este troféu. Estou surpreso que ele ainda conseguisse chorar."

Na cerimônia de premiação, Piszczek vestiu a camisa de seu antigo colega Marcel Schmelzer, cujo tempo no BVB também está chegando ao fim. Piszczek retornará à sua terra natal, a Polônia, no verão. "Você nem sabe o quanto estou quebrado", disse ele por fim. "Vou apenas jogar pelo meu antigo clube, LKS Goczalkowice, por diversão. Não tem nada a ver com futebol profissional - quero apenas manter a forma lá e jogar futebol com os meus amigos."

Lá também as pessoas o respeitarão, como em Dortmund. "Dê-lhe um pouco de tempo", disse Erling Haaland quando apareceu na entrevista de Piszczek à Sky na noite de quinta-feira, embriagado pela vitória: "Grande lenda".