Texto por Colaborador: 06/09/2016 -

BRENO BENEDITO - Olá amigos auri-negros. Estamos mais uma vez juntos para discutir e debater as questões do Borussia. Quero aqui abrir uma discussão sobre o um jovem do elenco: Matthias Ginter. Um jogador versátil que atua em algumas posições, mas ainda não se encontrou no time dirigido por Tuchel.

Sempre escutei dos meus pais e de algumas pessoas, que principalmente para um jornalista, é preciso entender de tudo um pouco. Economia, política, esporte, entre outras coisas. Depois em sala de aula ouvi de um dos melhores professores que um jornalista que sabe de tudo não sabe de nada.

Qual é a semelhança entre essa história e com o goroto do Borussia? Parece que é uma besteira. Pode até ser. Mas, no fundo é um pouco parecido. Ginter é um jovem com potecial. Mas ainda não deu um salto para ser um titular absoluto no Dortmund. Porém, sua versatilidade o ajuda a entrar mais vezes em campo, e sem dúvida isso é fundamental para um jovem a crescer e aparecer.

Segundo o site Transfermarkt, Ginter atuou em 17 jogos como zagueiro, 21 como volante e 22 como lateral direito. De fato, entrou muitas vezes com a camisa do BVB, sempre quebrando um galho. Isso se deve muito ao fato de render bem nessas posições. Se por um lado isso é positivo, porque se desenvolve, por outro lado também é ruim. Porque não se firma em nenhuma posição.

As duas histórias são parecidas: um homem que sabe de tudo, de fato não sabe nada. Não estou dizendo que ele é ruim, muito pelo contrario, Ginter é um excelente jogador, pode se tornar um grande jogador. Mas o que o lhe atrapalha é isso, é saber que pode atuar em todas as posições.  

Mas assim, como um jornalista que precisa estudar o que escolhe a fundo, o jogador também tem que trabalhar o seu melhor. Se ele quiser ser o melhor lateral-direito, ou zagueiro, ou volante, que busque se aprimorar numa dessas funções. Essa seria minha recomendação para Ginter.

Seria como um conselho de amigo: aquele que sabe de tudo não sabe de nada. E isso se aplica a Ginter, com as devidas proporções  de cada profissão em que trabalhamos, é só uma metáfora, uma pequena comparação. Boa sorte Ginter, espero que você se aprimore em uma das funções que você vai longe garoto.