Guille Bueno encerrou a última temporada com um desempenho promissor no Darmstadt, onde atuou em 24 partidas, deu duas assistências e foi peça importante na permanência do clube na 2ª divisão alemã. No entanto, o bom retrospecto do lateral-esquerdo de 22 anos, emprestado pelo Borussia Dortmund, não parece suficiente para garantir sua continuidade nos Lírios.
A expectativa de permanência era positiva até pouco tempo, principalmente porque o espanhol havia se firmado como titular antes de sofrer uma lesão muscular no fim da campanha. Com contrato com o Dortmund até 2026, a possibilidade de uma venda neste verão chegou a ser considerada viável. Mas a realidade mudou nos últimos dias.
No último sábado (21), o Darmstadt anunciou a contratação do lateral-esquerdo Leon Klaassen, de 25 anos, vindo do Lyngby BK, da primeira divisão da Dinamarca. Ele se junta a Fabian Nürnberger, outro jogador da posição, e deixa Bueno como uma terceira opção improvável. O movimento indica que as negociações com o Dortmund não avançaram, e uma compra definitiva do espanhol está cada vez mais distante.
Se não houver reviravolta, Bueno retornará ao Borussia Dortmund em 1º de julho. O problema é que ele dificilmente terá espaço no elenco principal, que já conta com Daniel Svensson e Ramy Bensebaini. Por outro lado, também está claro que o jovem está acima do nível do time sub-23 do BVB, que foi rebaixado para a Regionalliga.
Com futuro indefinido, Bueno vive um impasse: sem perspectiva no Darmstadt, sem espaço no time principal do Dortmund e bom demais para a base. Uma definição deve ocorrer nas próximas semanas, já que o jogador ainda tem mercado na Europa.