Reprodução TV ESPNErling Haaland ficou sem gols apenas pela segunda vez na atual temporada da Premier League na derrota do Manchester City contra o Liverpool no fim de semana. O início relâmpago do norueguês com 20 gols em 14 jogos justifica a grande movimentação de transferências e agitação em torno de sua pessoa quando ele ainda estava a serviço do Borussia Dortmund. Na época, uma mudança para o Bayern foi a primeira alternativa ao ManCity. Isso também foi explicado pelo pai Alf-Inge Haaland no documentário recém-lançado 'Haaland – A Grande Decisão' do canal norueguês Viaplay. Entre os criadores do filme está Jan Aage Fjörtoft, que é considerado um conhecedor íntimo e amigo da família do clã Haaland.
O ex-profissional da Bundesliga de Frankfurt agora explica ao Sport Bild como eram grandes as chances do Munique realmente eram. "A decisão foi bastante clara. É verdade que o Bayern fez um esforço extremo para cuidar dele. Naquela época, no entanto, Lewandowski ainda estava no Bayern, Karim Benzema no Real Madrid e Kylian Mbappe no Paris Saint-Germain. No City, o espaço era livre", disse Fjörtoft.
Isso desempenhou um papel decisivo no sistema de pontos criado pelos Haalands, afinal, a então estrela jovem do BVB queria ser regular em um clube de ponta e não possivelmente entrar em um duelo proeminente no qual o atrito poderia ocorrer. "Minha impressão é – mesmo que não fosse na nota – que Erling também queria ir para um novo país e que o passado da cidade de seu pai desempenhava um papel importante", diz Fjörtoft. Alf-Inge jogou pelos Skyblues de 2000 a 2003, embora o filho Erling, nascido em 2000, não possa ter memórias profundas disso.
Fjörtoft não pode confirmar que o atacante acabou simplesmente optando pela melhor oferta financeira, que, naturalmente, veio de um clube xeque, como às vezes é dito. "O fato é que todas as ofertas foram muito, muito boas e que Erling não teria ficado pobre no Bayern também. Acredite: o desenvolvimento está em primeiro plano para ele, a fama e o dinheiro são apenas o resultado disso. Erling é mais baixo-para-terra do que você pensa. Haaland também é menos robótica do que às vezes se supõe.
"Eu não gosto nada quando Erling é visto como uma máquina pura. O carro de Max Verstappen é uma máquina – ele é uma pessoa de 22 anos que tem que se reinventar antes de cada jogo", disse Fjörtoft, que acompanhou de perto toda a carreira de Haaland. Na próxima semana, dificilmente o atacante ficará indiferente ao que haverá um reencontro com os torcedores da BVB na Liga dos Campeões. "Eu sei que ele se sentiu muito confortável em Dortmund e amou a Muralha Amarela. Ele estará tão ansioso quanto com seus amigos no camarim do BVB", diz Fjörtoft. (Via Fussbal.mews)
10/02
11:00
BVB monitora Curtis Jones e observa impasse contratual no Liverpool
10/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg