Texto por Colaborador: Redação 27/04/2024 - 12:35

Em duelo pela 31° rodada da Bundesliga, o Borussia Dortmund foi goleado fora de casa em Leipzig por 4 a 1 neste sábado. O RB Leipzig deu um grande passo para cimentar um lugar entre os quatro primeiros, ampliando sua série invicta para oito partidas.

O BVB entrou bem no jogo e merecidamente assumiu a liderança no placar, mas logo sucumbiu e se viu derrotado na véspera do confronto diante do PSG, no meio de semana. Soma-se ainda o problema com Hummels, que saiu lesionado durante o jogo e pode ser problema para Terzic nas próximas partidas.

47 mil espectadores assistiram a um jogo espetacular e disputado, em que o BVB usou sua superioridade inicial aos 20 minutos para fazer 1 a 0 por meio de Sancho, mas só precisou ceder o empate por meio do Openda apenas dois minutos e meio depois. Nos acréscimos do primeiro tempo, Sesko fez 2 a 1 para os anfitriões, que começaram mal no segundo tempo e fizeram 3 a 1 por meio de Simakan (46'). A dez minutos do fim, Baumgartner deu os últimos retoques na força ofensiva do Leipzig.

Com a Bundesliga parecendo incrivelmente provável de receber um quinto lugar de qualificação para a Champions League na próxima temporada, a sensação de perigo e alto drama que de outra forma teria cercado este duelo entre os quatro primeiros talvez tenha sido perdida. Independentemente disso, o Dortmund foi forçado a resistir a uma tempestade precoce e emergiu forte, com Niclas Füllkrug e Julian Brandt sendo negados por Péter Gulácsi antes que os visitantes chegassem à frente. Depois que os Red Bulls não conseguiram limpar o cruzamento de Marius Wolf, Jadon Sancho aproveitou a bola solta e enroscou um esforço no canto superior para marcar pela sétima vez contra o Leipzig.

Os comandados de Marco Rose, no entanto, não ficaram atrás por muito tempo, empatando a partida em três minutos. O suntuoso cruzamento de Xavi Simons encontrou Loïs Openda no poste mais distante para fazer o seu 24.º golo na campanha da Bundesliga, com o gol só a ser assinalado após uma longa revisão do VAR. Os anfitriões estavam em ascensão e, depois de Xavi ter um esforço para voltar ao poste, completaram uma reviravolta no primeiro tempo. O esforço inicial de Xaver Schlager de longe só pôde ser evitado por Gregor Kobel, com Benjamin Šeško aproveitando a bola solta para finalizar o rebote e marcar pela quarta partida consecutiva.

A pausa veio em boa hora para o BVB, que talvez estivesse de olho no empate no meio de semana com o Paris na semifinal da Liga dos Campeões. Seja qual for o motivo, seu foco certamente não estava onde precisava estar após a relargada, já que seu déficit foi dobrado em um minuto após o pontapé inicial. Openda se livrou da armadilha do impedimento e, em vez de tentar dobrar sua contagem pessoal, ele quadrou e encontrou Mohamed Simakan para passar por Kobel.

Os comandados de Edin Terzić nunca ameaçaram a reviravolta e, quando a disputa se encaminhava para os 10 minutos finais, Christoph Baumgartner finalizou. Escalado por Benjamin Henrichs, o austríaco bateu Kobel no poste para fechar o placar e encerrar a sequência de quatro vitórias do Dortmund fora de casa na Bundesliga. Um lugar no topo da tabela europeia parece agora praticamente garantido para o Leipzig, enquanto o Die Schwarzgelben tem de lamber as feridas depois de uma derrota humilhante.

A primeira partida das semi-finais da Champions League frente ao PSG está agendada para quarta-feira às 16:00 horas, enquanto o BVB recebe o Augsburg no SIGNAL IDUNA PARK no próximo sábado, pela Bundesliga.

LEIPZIG 4x1 BORUSSIA DORTMUND

Leipzig: Gulacsi – Simakan (52. Henrichs), Orban, Lukeba, Raum – Haidara (87. Kampl), Schlager (87. Seiwald) – Dani Olmo, Xavi – Openda (87. Klostermann), Sesko (63. Baumgartner).

Dortmund: Kobel – Wolf, Hummels (51. Süle), Schlotterbeck, Ryerson (71. Moukoko) – Özcan (63. Bynoe-Gittens) – Brandt, Nmecha – Adeyemi (46. Reus), Füllkrug, Sancho.

Gols: 0:1 Sancho (20., Wolf), 1:1 Openda (23., Xavi), 2:1 Sesko (45.+2, Schlager), 3:1 Simakan (46., Openda), 4:1 Baumgartner (80., Henrichs)

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram