A Liga Alemã de Futebol quer gerar novo capital por meio de um investidor. Mas após a resistência da cena do torcedor, vários clubes votaram contra e anularam o plano.
Com rostos constrangidos, os frustrados dirigentes da Liga Alemã de Futebol anunciaram o fim prematuro do esperado acordo bilionário com um investidor.
“Às vezes a vida é simples. Isso é democracia. Houve uma clara maioria, mas não a que queríamos. Portanto, o assunto está encerrado a partir de hoje", disse o presidente do Conselho de Supervisão da DFL, Hans-Joachim Watzke, após a assembleia geral extraordinária.
Na aguardada reunião dos 36 clubes da primeira e da segunda divisão em um hotel do aeroporto de Frankfurt, uma moção nesse sentido não recebeu a necessária maioria de dois terços. Embora 20 clubes tenham votado a favor, isso não foi suficiente com onze votos contra e cinco abstenções. “Achei que o projeto fazia sentido e apoiei de coração porque tenho convicção de que é o caminho certo. Mas não estou ofendido agora", disse Watzke sobre o resultado.
As fotos do cartola do Borussia Dortmund no pódio e suas palavras falavam uma linguagem diferente. Muito abertamente, Watzke até questionou a solidariedade de longa data entre os principais clubes como BVB e FC Bayern e a segunda divisão. "Ninguém deve apresentar questões de solidariedade em um futuro próximo", disse Watzke.
O homem de 63 anos, que, como os diretores interinos Axel Hellmann e Oliver Leki, era um dos apoiadores do projeto, ficou particularmente irritado com as abstenções na votação inicial. "Qualquer um que se abstenha em uma questão tão central, posso ficar um pouco surpreso, mas cada um pode fazer como quiser", disse o chefe do líder da Bundesliga com uma pitada de sarcasmo na voz.
O resultado da votação é uma derrota esmagadora para a liderança do DFL, que já havia feito campanha por ampla aprovação. "A pergunta terá de ser feita sobre de onde virá a segurança e a estabilidade da Bundesliga no futuro", disse Hellmann e alertou: "Para mim, e direi isso com muita clareza, esta é uma derrota para o marketing central ."
O porta-voz do conselho do Eintracht Frankfurt, que na verdade deveria administrar os negócios da DFL até que o planejado acordo com o investidor fosse concluído, renunciará ao cargo em 30 de junho após o fracasso do processo, como seu colega Leki de Freiburg. No entanto, ambos permanecerão nos órgãos dirigentes da organização guarda-chuva do futebol profissional alemão - Hellmann no comitê executivo, Leki no conselho fiscal.
Watzke também continuará a ocupar seu cargo na DFL. O chefe do BVB só pensaria nas consequências pessoais se os comitês de gestão se manifestassem a favor de altos níveis de endividamento no futuro, a fim de desencadear o crescimento da liga. "Não pode ser o objetivo ficar endividado até o pescoço. Eu consideraria esse caminho desastroso e seria demais para mim. Nesse ponto, eu diria que não vou concordar com isso", disse Watzke.
A DFL tinha prometido um novo capital de cerca de dois bilhões de euros com a entrada de um investidor. Em particular, o dinheiro deve ser usado para fortalecer o marketing geral da Bundesliga, principalmente no exterior. Um valor fixo também foi destinado para financiar projetos de infraestrutura local para os 36 clubes profissionais. Além disso, os clubes deverão receber à sua disposição cerca de 300 milhões de euros.
“Podemos adivinhar razoavelmente as consequências que isso terá para o futuro, mas não podemos especificá-lo publicamente. A liga inteira tem que lidar com isso", disse Leki sobre o plano de investimento fracassado e disse: "Será complicado nos próximos dois anos."
Via Kicker
27/11
10:31
Sahin: "Queremos ter a bola e jogar futebol"
27/11
09:00
Sem renovação à vista, Julian Hettwer pode deixar o Dortmund em 2025
27/11
01:55
“É legal”: Kehl reage ao avanço do chefe do BVB
27/11
01:51
Matthäus alerta Bayern contra o “poderoso” BVB
27/11
00:00
É quanto Michael Zorc “ganha” no BVB
26/11
18:14
Nova contratação proeminente para o BVB?
26/11
15:00
Dínamo Zagreb x BVB: escalações, onde assistir e arbitragem
26/11
11:50
BVB viaja à Croácia para enfrentar o Dínamo Zagreb com Guirassy relacionado
26/11
11:30
Lars Ricken: "Meu desejo é desenvolver algo com pessoas que se identificam 100% com o clube"
26/11
00:59
Zorc de volta ao BVB
26/11
00:50
Filippo Mané hesita em renovar com o Dortmund e avalia propostas da Série A
26/11
00:05
Watzke fala sobre votação do patrocínio da Rheinmetall e seus 20 anos no BVB
25/11
12:59
Diretor esportivo do Borussia Dortmund confiante na vitória no clássico com o Bayern
25/11
10:12
Colônia mira jovens do BVB enquanto clube tenta evitar saídas gratuitas
25/11
10:07
Watzke critica excesso de cobranças ao Borussia Dortmund: "Não lutamos contra o rebaixamento"
25/11
09:57
Julian Brandt destaca evolução de Felix Nmecha no Borussia Dortmund
25/11
01:00
Confissão do chefe do BVB sobre Sebastian Kehl
25/11
00:15
Ricken explica: É por isso que Hummels teve que deixar o BVB