Texto por Colaborador: 31/12/2018 -

Südtribüne BLOG  -  Com a liderança na Bundesliga e ótimas campanhas nas competições mata-mata, as expectativas para a segunda metade da temporada 2018/2019 são as melhores para o Borussia Dortmund. E são vários fatores que corroboram para isto, vamos listar os principais. O momento é de cosolidação, as campanhas trazem esperança de títulos ainda nesta temporada. É preciso muito trabalho, concentração e foco para atingir os objetivos.

Futebol e resultados na Bundesliga

Em 17 jogos até então, são 13 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota, 42 pontos no campeonato nacional. São seis pontos de vantagem para o segundo colocado e principal concorrente pelo título, Bayern de Munique.

Para além de apenas resultados, as atuações do time são convincentes. Todo o sistema de jogo e a eficiência colaboram para que o time tenha um ótimo desempenho, são 44 gols marcados e 18 sofridos. O melhor ataque e a segunda melhor defesa. Além disso, Lucian Frave parece ter o elenco nas mãos para extrair o máximo possível dos atletas.

Ótimas campanhas nas copas e adversários “possíveis”

Nas competições eliminatórias o panorama é parecido. Em oito jogos, apenas uma derrota, um empate e seis vitórias, incluindo uma sonora goleada por 4 a 0 em cima do Atlético de Madrid, time que tem a defesa como ponto forte há alguns anos.

Na Champions League o adversário das oitavas de final é o Tottenham, longe de ser um adversário fácil, mas pelo desempenho recente pensar em uma classificação é bem possível. O primeiro jogo é na Inglaterra, dia 13 de fevereiro, e a volta no Signal Iduna Park, em 5 de março.

Antes, dia 5 de fevereiro, o time recebe o Werder Bremen para a terceira rodada da DFB-Pokal. O adversário tem campanha discreta e é apenas o 10 colocado na Bundesliga. Jogando em casa, a responsabilidade é toda do Dortmund.

Jogadores em alta

Para uma campanha com todos os números já citados é necessário bom desempenho de vários jogadores, e dentre os que jogam com frequência é até difícil apontar grandes deficiências, a grande maioria vai muito bem. Difícil seria colocar todos os jogadores em boa fase, mas cito aqui três dos que devem fazer a diferença: Marco Reus, Paco Alcácer e Mario Götze.

Reus é por questões óbvias, está entre os melhores jogadores de seu país, o melhor jogador e um dos líderes do plantel auri-negro, além disso, é vice artilheiro da liga com 11 gols. É realmente diferenciado.

Paco Alcácer se encontrou em Dortmund. Conseguiu retomar o futebol que o levou para o Barcelona e seleção espanhol, e se aproveitou de uma posição carente do elenco. Ao lado de Luka Jovic, do Frankfurt, é o artilheiro da Bundesliga om 12 gols anotados em 2018. Tem tudo para confirmar a melhor temporada da carreira, e para nossa alegria, que seja com títulos.

E não poderia deixar de falar de Götze. Após uma série de problemas, o camisa 10 parece começar a se encontrar novamente. Cito ele aqui por saber de seu potencial, se mantiver sua retomada pode ser um reforço que vem de dentro do elenco mesmo, e aí fazer a diferença.

O time volta a campo oficialmente no dia 19 de janeiro contra o RB Leipzig, fora de casa.

Está na hora de voltar a ganhar títulos, o momento é propício para isso. Que tenhamos muitas alegrias em 2019 com o Borussia Dortmund.

Por Gabriel Mafra / Contato: Twitter @GabrielMafr4