O Borussia Dortmund foi criticado por seus próprios torcedores pelo acordo publicitário com a empresa de armas Rheinmetall anunciado nesta quarta-feira. O clube anunciou a entrada da empresa como "parceira campeã", o que deve render ao clube um valor milionário de um dígito em cada um dos próximos três anos, de acordo com o Handelsblatt.
"Segurança e defesa são pilares fundamentais da nossa democracia. É por isso que achamos que é a decisão certa analisar muito de perto como protegemos esses pilares. Especialmente hoje, quando experimentamos todos os dias como a liberdade deve ser defendida na Europa. Devemos lidar com esse novo normal", disse o chefe do BVB, Hans-Joachim Watzke.
Watzke provavelmente já estava ciente de que essa decisão não seria recebida com alegria em todos os lugares, porque acrescentou: "Estamos ansiosos pela parceria com a Rheinmetall e, como Borussia Dortmund, estamos deliberadamente nos abrindo para um discurso".
No X, alguns membros do BVB pediram demissão imediata do clube. "Este acordo é completamente inaceitável. Esse definitivamente não é mais o meu BVB", escreveu um usuário. "Como você pode tomar a Rheinmetall como patrocinadora?", perguntou outro.
"Estou muito chocado. Eu nunca esperaria que o BVB sequer pensasse em entrar em uma parceria com uma empresa de armas", disse Michael Schulze von Glaßer, diretor-gerente da Sociedade Alemã da Paz, ao SID. Ele convocou uma reunião de protesto em frente ao escritório do BVB.
Ele se sentiu ofendido em dois sentidos, disse Schulze von Glaßer: "Como torcedor do Dortmund e ativista pela paz. Isso é difícil, inclusive como esse negócio aparentemente foi. Exigimos que isso seja encerrado."
Enquanto isso, a principal organização de torcedores, Unsere Kurve, acusa o Borussia Dortmund de falta de atitude e ganância. "Não foi só no debate com investidores que ficou claro que os padrões morais não importam nos negócios do futebol. Este acordo estabelece uma nova baixa em uma escala de ganância aparentemente aberta para baixo", disse o presidente Jost Peter ao SID na quarta-feira: "Nem mesmo a suposta participação dos fãs muda nada".
Quando questionado, o porta-voz da Unser Kurve, Thomas Kessen, também chamou de "audácia dizer que tal acordo assumiria a responsabilidade".
Antes de o acordo ser concluído, o BVB teria trocado opiniões com representantes de torcedores e também com o governo federal, relata o Ruhr Nachrichten. Uma vez que não tinha havido grandes objecções de outras partes, o contrato tinha agora sido concluído.
A ministra da Economia da Renânia do Norte-Vestfália, Mona Neubaur (Verdes), mostra compreensão pelas críticas ao Borussia Dortmund, mas promove uma visão diferenciada da parceria de patrocínio do clube da Bundesliga com a empresa de armas Rheinmetall, com sede em Düsseldorf. "Desde 24 de fevereiro de 2022, quando Putin iniciou sua guerra bárbara de agressão contra o povo da Ucrânia, ficou claro que precisamos de empresas como a Rheinmetall para poder defender nossa democracia e nossa liberdade em uma emergência. E, no entanto, a indústria de armas não é uma indústria como qualquer outra", disse o vice-primeiro-ministro na quarta-feira em resposta a um inquérito do SID.
Neubaur ressaltou que pode "entender que muitos fãs veem o patrocínio com sentimentos contraditórios". No entanto, ela "sempre percebeu o BVB como um clube que cultiva um diálogo intenso, especialmente com torcedores organizados. Por isso, suponho que a atual liderança também buscará troca e discussão nesse caso."
"É certo que a percepção pública do grupo mudou nos últimos dois anos - também para mim pessoalmente", disse Neubaur. "É decisão do Borussia Dortmund entrar ou não em uma cooperação como essa."
(Via Spox)
24/11
01:00
BVB preocupado com Guirassy: corrida contra o tempo antes de duelo contra o Zagreb
24/11
00:35
Reações dos jogadores: “A autoimagem está aí em casa”
24/11
00:25
Sahin é o primeiro treinador do BVB a começar com oito vitórias em casa
24/11
00:00
Sahin elogia atuação auri-negra em novo triunfo em casa
23/11
13:30
Dortmund goleia o Freiburg e mantém 100% de aproveitamento em casa na Bundesliga
23/11
13:25
Lances de BVB 4x0 Freiburg - Bundesliga 24-25
23/11
13:21
Números de BVB 4x0 Freiburg - Bundesliga 24-25
23/11
00:45
Veredicto severo: o BVB de Nuri Sahin "prejudica a liga"
23/11
00:30
Youssoufa Moukoko pode acabar custando bem menos no próximo verão
23/11
00:00
Ryerson revela: É assim que a reversão da tendência deve ter sucesso no BVB
22/11
19:27
BVB visa estrela do Real Madrid
22/11
09:52
BVB x Freiburg: escalações, onde assistir e arbitragem
22/11
09:27
Anton fala sobre críticas após saída do Stuttgart: 'Prefiro manter distância das redes sociais'
22/11
09:16
Fatos sobre Borussia Dortmund x Freiburg: domínio dos auri-negros em casa
22/11
09:00
Hoeneß descarta Dortmund na briga pelo título: 'Só Leverkusen e Leipzig são concorrentes reais'
22/11
02:55
BVB: Anton apoia Sahin
22/11
02:23
Início difícil: Beier chega à conclusão provisória do BVB
22/11
02:21
Movimento explosivo: membros do BVB exigem uma posição clara contra Rheinmetall