Texto por Colaborador: 11/11/2020 -

Depois da derrota do BVB no jogo principal frente ao Bayern, o norueguês Jan Age Fjörtoft, ex-jogador do Eintracht Frankfur, avaliou de perto os problemas que o time auri-negro enfrenta e reconheceu três problemas. Em entrevista à "ESPN" Fjörtoft explicou que o Borussia Dortmund, por um lado, ameaça a fuga de várias estrelas se um título não for conquistado em breve. 

“Lembro-me de uma amiga minha, Viv Anderson, que uma vez me disse: 'É muito simples: os jogadores jovens querem colecionar troféus. Um dia eles irão embora para alcançar esse objetivo.' E agora esses caras viajam para suas seleções e se comparam com os outros e com a conquista de títulos. Esse é o perigo no Borussia Dortmund ", disse o ex-atacante.

O BVB passou a ter “o melhor norueguês (Haaland), o melhor americano-americano (Reyna), os dois melhores ingleses (Sancho, Bellingham), embora Sancho atualmente não esteja em seu melhor nível”. O maior desafio para o clube: "Quanto tempo você consegue manter esses caras sem ganhar um título?"

O segundo problema do Borussia está relacionado a isso. O BVB não tem aquela certa "cultura" e "mentalidade de vitória" que o Bayern construiu nas últimas décadas. É "significativo" que o Bayern de Munique tenha essa mentalidade. Também é significativo que um jogador tão experiente como Mats Hummels, "que é ótimo com a bola e realmente ganha todas as cabeceadas", tenha perdido de vista o gol de Robert Lewandowski no clássico. "Por favor, cubra-o. Algo assim não deveria acontecer." Hummels deu um passo tarde no duelo de cabeça, de modo que o atacante do Bayern marcou o 2 a 1.

Isso leva Jan Age Fjörtoft ao terceiro problema no Borussia Dortmund. "O elo mais fraco é, claro, Lucien Favre. Ele adora o seu futebol, a sua análise e é um grande treinador. Mas, no final das contas, surgem as questões: será que ele vai levar o BVB ao próximo nível? O Dortmund está mais perto do Bayern do que no ano passado?" O comentarista deu a resposta: "Duvido." Favre, que está no terceiro ano no clube da Bundesliga, ainda não conquistou um título importante pelo BVB. O vice-campeão atrás do Bayern aconteceu duas vezes. Seu papel de trabalho expira no próximo verão, as negociações de contrato ainda não foram realizadas.