Texto por Colaborador: Redação 23/12/2023 - 16:11

O Borussia Dortmund terá de sobreviver a uma desconfortável pausa de inverno pela segunda vez consecutiva, mas Edin Terzic continua a bordo. De acordo com o ex-profissional David Odonkor, foi um erro nomear o treinador de 41 anos no verão de 2022.

O cargo de treinador do BVB tem sido um lugar desagradável desde a demissão de Jürgen Klopp em 2015. Thomas Tuchel, Peter Bosz, Peter Stöger, Lucien Favre e Marco Rose não conseguiram atingir seu objetivo de trabalhar com sucesso com os Pretos e Amarelos a longo prazo. Este último esteve no radar dos responsáveis durante muito tempo e foi contratado pelo Borussia Mönchengladbach em 2021 com uma cláusula de libertação, mas teve a infelicidade de Edin Terzic estar sempre na sua sombra.

Terzic foi nomeado técnico interino após a demissão de Favre em dezembro de 2020 e comemorou a conquista da Copa da Alemanha. Depois que o Dortmund não assumiu o desenvolvimento esperado sob o comando de Rose na temporada 2021/22, apesar de uma média de 2,12 pontos por jogo, os chefes do clube traçaram a linha e promoveram Terzic a treinador principal após um ano como diretor técnico. Como sublinha o antigo internacional alemão David Odonkor em entrevista ao RevierSport, esta decisão foi errada do seu ponto de vista: "Com ele teríamos tido o treinador certo. Ele jogou o tipo de futebol que os torcedores do Dortmund e a região querem. Foi um erro demiti-lo."

Odonkor critica o desenvolvimento sob o comando de Terzic, que tem uma média de 1,92 pontos por jogo após 71 jogos - Rose foi responsável por 66 jogos: "Você tem se destruído um pouco até agora. Você não vê uma linha clara. As escalações são sempre diferentes. Não vejo um plano real por trás disso." O clube deve "virar a chave o mais rápido possível e, de preferência, zerar tudo para que o Borussia Dortmund possa voltar ao caminho do sucesso", apelou Odonkor, porque o quinto lugar na tabela, seis pontos atrás dos quatro primeiros, não é suficiente para os pretos e amarelos a longo prazo. (Via FN)