Texto por Colaborador: 05/12/2021 -

O ex-árbitro Manuel Gräfe está aposentado desde o verão passado. O homem de 48 anos atingiu o limite de idade oficial na DFB e por isso não pode mais praticar como árbitro. Como especialista em ZDF, ele olhou com neutralidade para os acontecimentos da partida da Bundesliga entre o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique.

Gräfe chegou à seguinte conclusão: "As decisões foram tomadas e foram caras ao BVB e, infelizmente, foram decisivas para o jogo." Ele elogiou a generosidade do árbitro Felix Zwayer com o andamento do jogo, mas faltou equilíbrio nas situações cruciais.

"Posso compreender a raiva do Dortmund completamente. É parte de um jogo de primeira que o árbitro sente e trabalha bem", Zwayer ouviu críticas de seu antigo colega. No duelo entre Marco Reus e Lucas Hernandez, Gräfe viu "falta" no capitão do Borussia , que não foi marcado.

Embora o suposto lance de mão de Mats Hummels tivesse argumentos a favor e contra uma decisão de pênalti, de acordo com Gräfe "você poderia ter vivido com isso" se não fosse por um pênalti para o Bayern de Munique. O resultado foi diferente: Robert Lewandowski converteu e garantiu a vitória por 3-2.