Texto por Colaborador: 24/08/2016 -

RICARDO GONÇALVES - Inegavelmente, a temporada começa a “pegar no tranco” com o início da Bundesliga, mesmo que já disputados jogos, inclusive oficiais, fica difícil desvincular o caráter ainda amistoso dos jogos de início da Pokal (sobretudo com a fragilidade dos adversários) e a DFL-Supercup, que mesmo valendo taça, não deixa de ser uma preparação de luxo, onde o vencedor tem algo a mais para se comemorar no fim do jogo e o perdedor segue em frente na preparação para a temporada.

É nesse momento que as coisas finalmente saem do campo da especulação e começam a fazer sentido para todos, rendimento de jogadores, esquema tático ideal, escalação, encaixe das contratações, metas e objetivo para o ano ... Ufa!! Agora que tudo efetivamente se inicia é que poderemos, serenamente, ter um termômetro de como vai o BVB para 2016/17.

Justamente nesse aspecto é preciso manter um pouco de calma no início dessa jornada. Na história recente de nosso clube (pelo menos nessa década) nunca se teve tanta rotatividade no elenco, seja com a saída de peças importantes, de jogadores que encerram um ciclo no clube, até a chegada de jovens promessas e de jogadores já consagrados ou estabelecidos. Nesse ponto, será fundamental a criação dá identidade desse novo time, o que demandará um certo tempo, podendo ser ele curto ou longo, fator que será determinante para o sucesso ou não dessa temporada que se inicia e que irá pedir mais paciência por parte dos torcedores. Tuchel inicial sua segunda temporada com muito mais confiança e tranquilidade para implantar, por completo, suas técnicas e metodologias de jogo em Dortmund, haja vista o receio natural, na sua primeira temporada, de não mexer muito no time e em sua estrutura, de modo a seguir semelhante à linha de trabalho de Klopp, visando não errar e prejudicar a continuidade de seu trabalho.

A definição do núcleo imutável desse time, sua postura tática, balanço e volume de jogo, poder de reação, são nuances muito mais importantes do que a definição dos titulares, por exemplo, e somente poderão serem vistas e devidamente avaliadas com o tempo, torçamos para que isso não demore a acontecer e o time possa se redescobrir desde cedo, alcançando uma sonhada regularidade que nos permita alçar voos maiores em todas as competições da temporada.

P.S: “E que comecem agora as discussões...”

Ricardo Gonçalves