BVB.de / Oficial SiteCapitão do Borussia Dortmund, Emre Can vive um dos melhores momentos de sua carreira no clube. Após um início de temporada conturbado, marcado por críticas e questionamentos, o meio-campista reconvertido em zagueiro se reafirma como peça-chave na equipe e falou abertamente sobre os desafios enfrentados nos últimos meses.
Em entrevista à revista Kicker, Can revelou que as críticas constantes abalaram seu emocional, especialmente na primeira metade da atual temporada. “Durante esse tempo, tive muitas conversas com pessoas que são importantes para mim”, contou. “Mas no final você fica sozinho com a cabeça no travesseiro e tem que esclarecer os pensamentos que passam pela sua cabeça antes de adormecer. Minha motivação sempre foi não desistir, continuar. Eu sou o primeiro a ficar irritado com meus erros. Mas eu sabia que tempos melhores estavam chegando.”
Com boas atuações recentes na defesa, Can voltou a ganhar confiança e prestígio. No entanto, ele sabe que, como capitão, está sempre no centro das atenções — para o bem ou para o mal. “Isso anda de mãos dadas com a braçadeira. Também posso lidar com o fato de meu nome estar no jornal com mais frequência quando as coisas não estão indo bem. Para mim, o mais importante é que a equipe possa confiar em mim. Gosto de colocar meu ego em segundo plano”, afirmou.
Apesar das especulações sobre uma possível troca de capitão e a influência disso na renovação de contrato de Nico Schlotterbeck, Can garante que continua motivado para seguir na função: “Eu aceitaria este cargo de novo e de novo. É uma grande honra para mim ser capitão deste clube. Com certeza vou contar aos meus filhos sobre isso mais tarde.”
Can evitou se avaliar como líder e preferiu deixar essa análise para quem convive com ele no dia a dia: “Não quero julgar como sou como capitão. Vou deixar isso para meus companheiros de equipe e meus treinadores. O que eles pensam de mim conta. Porque eles são os únicos que podem avaliá-lo. Todo mundo só olha de fora e não pode realmente avaliá-lo.”
Sobre o desempenho do Borussia Dortmund, especialmente na Bundesliga, o jogador foi direto ao admitir as limitações atuais do time. “Admito abertamente que não somos um time de ponta porque nos falta isso no momento. Mas somos um grande clube que tem a ambição de ganhar títulos. É por isso que temos que nos desenvolver nessa direção”, afirmou.
Ele destacou que a oscilação não é causada por falta de empenho, mas reconheceu que a mentalidade do elenco precisa evoluir. “Talvez às vezes ainda confiemos demais nos companheiros de equipe em vez de dar os três passos a mais. Essa mentalidade precisa mudar. E em todos os jogos.”
O Borussia Dortmund volta a campo nesta quarta-feira (9), pelas quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Barcelona, no Camp Nou. No fim de semana seguinte, encara o Bayern de Munique, antes da partida de volta contra os catalães.
10/02
11:00
BVB monitora Curtis Jones e observa impasse contratual no Liverpool
10/02
10:30
Extensão de Adeyemi no Dortmund emperra e venda no verão entra em pauta
10/02
09:30
Matthäus demonstra compreensão por hesitação de Schlotterbeck em renovar com o BVB
10/02
09:00
Borussia Dortmund aumenta lucros apesar dos altos custos do elenco
10/02
08:48
BVB inicia preparação contra o Mainz com poucas opções defensivas
10/02
04:00
Borussia Dortmund inaugura academia oficial em Gana
10/02
03:00
Ex-ídolo do Schalke revela visita secreta ao estádio do Dortmund
10/02
01:00
Bayern desiste de Asllani: caminho averto para o BVB?
09/02
11:30
Incertezas contratuais colocam seis titulares do BVB em alerta
09/02
11:10
Dúvidas do BVB sobre Chukwuemeka aumentam após análise de desempenho
09/02
10:55
Técnico do sub-19 do BVB destaca liderança de Reggiani após estreia pelo profissional
09/02
08:42
Imprensa vê triunfo do BVB sobre o Wolfsburg como resultado pouco convincente
09/02
05:00
Dortmund de olho em zagueiro que pode sair de graça no meio do ano
09/02
04:00
Kane manda recado após goleada: "vamos ver quem consegue acompanhar"
09/02
03:00
Negociações por Brandt e Schlotterbeck avançam nos bastidores do BVB
09/02
02:00
Brandt explica por que ainda não decidiu seu futuro no Dortmund
09/02
01:00
Sahin embala na Turquia e deixa trauma do BVB para trás
08/02
15:17
Kovac atualiza situação do departamento médico do Dortmund após vitória sobre Wolfsburg