BVB.de / Oficial SiteCapitão do Borussia Dortmund, Emre Can vive um dos melhores momentos de sua carreira no clube. Após um início de temporada conturbado, marcado por críticas e questionamentos, o meio-campista reconvertido em zagueiro se reafirma como peça-chave na equipe e falou abertamente sobre os desafios enfrentados nos últimos meses.
Em entrevista à revista Kicker, Can revelou que as críticas constantes abalaram seu emocional, especialmente na primeira metade da atual temporada. “Durante esse tempo, tive muitas conversas com pessoas que são importantes para mim”, contou. “Mas no final você fica sozinho com a cabeça no travesseiro e tem que esclarecer os pensamentos que passam pela sua cabeça antes de adormecer. Minha motivação sempre foi não desistir, continuar. Eu sou o primeiro a ficar irritado com meus erros. Mas eu sabia que tempos melhores estavam chegando.”
Com boas atuações recentes na defesa, Can voltou a ganhar confiança e prestígio. No entanto, ele sabe que, como capitão, está sempre no centro das atenções — para o bem ou para o mal. “Isso anda de mãos dadas com a braçadeira. Também posso lidar com o fato de meu nome estar no jornal com mais frequência quando as coisas não estão indo bem. Para mim, o mais importante é que a equipe possa confiar em mim. Gosto de colocar meu ego em segundo plano”, afirmou.
Apesar das especulações sobre uma possível troca de capitão e a influência disso na renovação de contrato de Nico Schlotterbeck, Can garante que continua motivado para seguir na função: “Eu aceitaria este cargo de novo e de novo. É uma grande honra para mim ser capitão deste clube. Com certeza vou contar aos meus filhos sobre isso mais tarde.”
Can evitou se avaliar como líder e preferiu deixar essa análise para quem convive com ele no dia a dia: “Não quero julgar como sou como capitão. Vou deixar isso para meus companheiros de equipe e meus treinadores. O que eles pensam de mim conta. Porque eles são os únicos que podem avaliá-lo. Todo mundo só olha de fora e não pode realmente avaliá-lo.”
Sobre o desempenho do Borussia Dortmund, especialmente na Bundesliga, o jogador foi direto ao admitir as limitações atuais do time. “Admito abertamente que não somos um time de ponta porque nos falta isso no momento. Mas somos um grande clube que tem a ambição de ganhar títulos. É por isso que temos que nos desenvolver nessa direção”, afirmou.
Ele destacou que a oscilação não é causada por falta de empenho, mas reconheceu que a mentalidade do elenco precisa evoluir. “Talvez às vezes ainda confiemos demais nos companheiros de equipe em vez de dar os três passos a mais. Essa mentalidade precisa mudar. E em todos os jogos.”
O Borussia Dortmund volta a campo nesta quarta-feira (9), pelas quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Barcelona, no Camp Nou. No fim de semana seguinte, encara o Bayern de Munique, antes da partida de volta contra os catalães.
06/12
12:00
Borussia Dortmund x Hoffenheim: escalações, onde assistir e arbitragem
06/12
11:40
Três clubes da Bundesliga monitoram zagueiro revelação do futebol galês
06/12
11:30
Olheiros do Borussia Dortmund marcam presença em duelo do futebol dinamarquês
06/12
11:00
BVB feminino empata com o Colônia e fecha primeiro turno em segundo na Regionalliga West
06/12
05:00
Atuações de Bellingham geram conversas nos bastidores do Borussia Dortmund
06/12
04:00
Marco Reus, ídolo do BVB, estreia como analista de televisão
06/12
03:00
Atacante do Hoffenheim comenta especulações sobre interesse de gigantes alemães
06/12
02:00
Gigantes europeus disputam jovem prodígio do futebol húngaro
05/12
18:50
Barcelona favorito por Schlotterbeck, mas tem dúvidas sobre adaptação tática do zagueiro
05/12
12:38
Kovac projeta duelo duro e pede foco para conquistar três pontos contra o Hoffenheim
05/12
11:21
Interesse do Chelsea esquenta debate sobre o futuro de Guirassy no Dortmund
05/12
11:10
BVB segue atento à evolução de Diant Ramaj e avalia próximos passos para o goleiro
05/12
05:00
Schlotterbeck hesita em renovar e a pressão aumenta nos bastidores do Dortmund
05/12
04:00
Guirassy já pensa em deixar o Dortmund ao fim da temporada
05/12
03:00
Boniface elogia Guirassy e defende permanência no Dortmund
05/12
02:00
Schlotterbeck pode finalmente ganhar descanso no Dortmund
04/12
12:18
Barcelona prepara oferta por Schlotterbeck em meio a estagnação nas negociações com o Dortmund
04/12
09:30
BVB tenta manter Anselmino e aguarda decisão do Chelsea