Texto por Colaborador: Redação 21/12/2023 - 00:20

Uma cruz o tornou famoso. Oliver Neuville marcou, mas sem a assistência de David Odonkor, o gol nunca teria sido marcado na vitória da Alemanha por 1-0 sobre a Polónia no Mundial de 2006. O destino do BVB, pelo qual disputou 90 partidas, ainda está em seu coração.

“Muito decepcionante”, é a conclusão de Odonkor sobre a primeira metade da temporada do Borussia Dortmund. Em entrevista ao Reviersport , o agora com 39 anos criticou duramente. Ele não gostou do desempenho de Niclas Füllkrug (30) até agora. À nova contratação do Werder Bremen “simplesmente falta o golpe final”. Até o momento, o centroavante soma sete gols e seis assistências pela equipe alvinegra. Mas Füllkrug não é um “artilheiro clássico como Harry Kane ou Robert Lewandowski”. O atacante “também marcou muitos pênaltis” durante sua passagem pelo Bremen.

Odonkor, que já jogou pelo Dortmund na Liga dos Campeões e “não consegue compreender” a discrepância entre os desempenhos na “primeira liga” e na Bundesliga. A nível europeu, a equipe do treinador Edin Terzić (41) mostra regularmente “o potencial que tem”. Mas “pouco disso pode ser visto” no dia a dia da liga. “O treinador também tem que se questionar”, afirma o 16 vezes internacional.

“Foi um erro demiti-lo”

A partir de 1º de janeiro de 2024, Odonkor assumirá ele próprio o cargo de treinador. Ele está afastado do DJK Blau-Weiß Mintard da liga regional do Grupo 2 de Niederrhein. “Gosto de ser treinador e adoraria estar em campo novamente todos os dias e transmitir minhas experiências aos jovens talentos”, disse ele ao WAZ . Depois de passagens pelo TuS Dornberg e SpVgg Bad Pyrmont, o homem de 39 anos está no comando pela terceira vez.

Em Dortmund, ele gostaria de ver Marco Rose (47) continuar no comando técnico. “Ainda acho amargo o que aconteceu com Marco Rose em Dortmund”, diz Odonkor com raiva. O atual treinador do RB Leipzig “fez uma boa temporada e ainda ficou barbeado”. Rose era o treinador certo para o BVB, afirma o ex-profissional. “Ele jogou o tipo de futebol que os torcedores do Dortmund e da região desejam. Foi um erro demiti-lo. Essa é a minha opinião”, resume o natural da Vestfália Oriental. (via bvbwild)