Texto por Colaborador: Redação 20/12/2025 - 04:00

O Borussia Dortmund encerrou 2024 com triunfo de 2 a 0 sobre o Borussia Mönchengladbach em casa, resultado que mantém o BVB firme na disputa pela parte de cima da tabela. Após a partida, o diretor esportivo Sebastian Kehl e o técnico Niko Kovac avaliaram o desempenho da equipe e traçaram perspectivas para a sequência da temporada.

Kehl reconheceu que a equipe dominou amplamente os primeiros 30 minutos, controlando as ações sem permitir chances ao adversário. Segundo ele, pequenas perdas de bola abriram espaço para o Gladbach crescer no jogo. O dirigente também mencionou que o segundo gol deveria ter saído muito antes na etapa final, mas elogiou a solidez defensiva que resultou em mais uma partida sem sofrer gols.

"Fizemos um bom jogo nos primeiros 30 minutos. Controlamos muito fortemente, não permitimos nada e depois, apenas através de ligeiras perdas de bola, trouxemos os Gladbacher para o jogo. Na segunda metade, tivemos que fazer o 2 a 0 muito mais cedo. Mas ainda assim jogamos com zero novamente. Os Gladbacher também não tiveram muitas oportunidades de gol. No final, estamos satisfeitos e encerramos este ano com um jogo bem-sucedido", declarou.

Balanço positivo da primeira metade da temporada

O diretor esportivo fez um balanço positivo da primeira metade da temporada, ressaltando que o time se tornou significativamente mais estável e sofreu apenas uma derrota na Bundesliga até o momento.

"Queremos dar o próximo passo, precisamos nos desenvolver. No geral, nos tornamos muito mais estáveis. Perdemos apenas um jogo da Bundesliga nesta primeira metade até agora. Naturalmente, podemos jogar futebol ainda melhor, podemos nos desenvolver ainda mais, mas demos um passo gigantesco à frente. Precisamos de um pouco de tempo para certas coisas. Não estamos satisfeitos com um ou outro tema, mas também nem tudo é tão ruim quanto foi colocado recentemente", avaliou Kehl.

Kovac satisfeito com resultado merecido

O técnico Niko Kovac demonstrou satisfação com o resultado merecido, destacando que a equipe permitiu apenas uma finalização perigosa do adversário enquanto desperdiçou boas oportunidades de ampliar o placar. O treinador admitiu que os 15 minutos finais da primeira etapa não foram bem executados, período em que o Gladbach conseguiu pressionar mais.

"Estou muito feliz por termos vencido. No final das contas, foi merecido. Permitimos apenas um chute perigoso do Gladbach, nós mesmos deixamos uma ou duas coisas realmente boas de lado. Começamos bem, mas não fizemos bem nos últimos 15 minutos da primeira metade. Então o Gladbach apareceu um pouco. Na segunda metade foi um jogo aberto", analisou.

Sobre as perspectivas da equipe, Kovac foi direto: a equipe precisa continuar trabalhando duro, mantendo a concentração e atuando coletivamente tanto com quanto sem a bola. "Temos que continuar trabalhando duro, trabalhando de forma concentrada, agindo em comunidade com a bola, mas também contra a bola. Então esta equipe certamente tem potencial para ficar entre as quatro primeiras", projetou o comandante.