Texto por Colaborador: Redação 22/06/2025 - 14:55

O atacante Youssoufa Moukoko, considerado por muitos anos como um dos maiores talentos revelados pelo Borussia Dortmund, vive uma fase de forte declínio e tem seu futuro no clube cada vez mais incerto. Aos 20 anos, o jogador não conseguiu corresponder às expectativas dentro e fora de campo, e sua situação preocupa até mesmo dirigentes da seleção alemã.

Rudi Völler, diretor esportivo da DFB, fez um alerta direto ao jovem. “Quando se é jovem, há fases em que você estagna ou as coisas pioram. Ele precisa persistir, continuar se esforçando e melhorar”, afirmou o ex-jogador em entrevista ao Bild. Völler também comentou estar ciente dos problemas enfrentados por Moukoko nos últimos meses, especialmente após a saída turbulenta do Dortmund e o fracasso na tentativa de se reerguer no futebol francês.

Emprestado ao OGC Nice, da primeira divisão da França, o atacante teve uma passagem decepcionante. Embora o vínculo oficial com o clube francês só termine em 30 de junho, um retorno ao Borussia Dortmund está praticamente descartado. Assim como outros nomes do elenco, Moukoko já é considerado um dos prováveis negociáveis nesta janela de transferências. “Se ele não ficar em Dortmund, obviamente terá que ir para um clube onde tenha mais oportunidades e possa se desenvolver mais”, afirmou Völler.

O declínio de rendimento também afetou diretamente o espaço do jogador nas seleções de base da Alemanha. Apesar do excelente histórico na sub-21, com 13 gols marcados em 15 jogos, e de já ter sido convocado para a seleção principal – inclusive para a Copa do Mundo de 2022 –, Moukoko foi deixado de fora da disputa do Campeonato Europeu Sub-21, que acontece na Eslováquia.

Antonio Di Salvo, técnico da seleção alemã sub-21, não hesitou ao justificar a ausência do atacante. “Toni naturalmente observou e avaliou todos os seus candidatos. Ele selecionou os jogadores que mereciam. Youssoufa Moukoko está atualmente fora”, disse Rudi Völler. Di Salvo reforçou o discurso ao comentar sobre a última conversa que teve com o jogador: “Ele percebeu que, se não jogasse, não merecia e não poderia contar com isso. Estamos todos muito tristes com os acontecimentos em Nice. Todos esperávamos que ele chegasse ao Campeonato Europeu com força total.”

O caso de Moukoko é mais um exemplo de como a transição de promessa a realidade no futebol pode ser dura – mesmo para talentos precoces que já figuraram em Copas do Mundo. Resta agora saber se o atacante encontrará um novo caminho para retomar a carreira ou se o declínio será definitivo.

Categorias

Ver todas categorias

Kovac é uma boa escolha para o BVB?

Sim

Votar

Não

Votar

694 pessoas já votaram