Texto por Colaborador: Redação 24/08/2022 - 00:00

Depois que a estrela mundial já havia sido negociada pela mídia em alguns grandes clubes, surgiram rumores em meados de agosto de que Cristiano Ronaldo também poderia imaginar uma mudança para o Borussia Dortmund. Desde o início, parecia improvável que o negócio se tornasse realidade. Agora, no entanto, foi revelado que o flerte com o BVB foi definitivamente quente.

A "última esperança de transferência" de Cristiano Ronaldo era o Borussia Dortmund, a emissora norte-americana "CBS Sports" lançou a bomba há cerca de uma semana. O "Bild" confirmou a vontade do português de se deslocar para a zona do Ruhr, a comitiva do futebolista mundial múltiplo terá já feito representações ao BVB, adiantou.

A ideia era "muito charmosa à primeira vista" e CR7 "um dos maiores jogadores que o mundo já viu", o diretor administrativo do BVB, Hans Joachim Watzke, rapidamente se posicionou diante da conflagração da mídia, mas claramente baniu o boato para o reino dos contos de fadas: O problema é "que não há nenhum contato entre os envolvidos e certamente nenhuma transferência".

O "Sport Bild" agora revela que essas palavras são apenas parcialmente verdadeiras. Embora o consultor de Ronaldo Jorge Mendes não deva ter entrado em contato com o BVB, como noticiado originalmente, um "confidente de sua agência de consultoria 'Gestifute'" buscou a conversa. Em suma, a causa foi "muito mais quente nos bastidores do que se sabia anteriormente", conclui o Sport-Zeitung.

Ronaldo estaria disposto a fazer cortes para o BVB

Para um novo começo no BVB, Ronaldo, que atualmente ganha astronômicos 29 milhões de euros líquidos por ano no Manchester United, estaria disposto a fazer “grandes cortes” no salário. Diz-se que o próprio superstar percebeu que tinha que assar pães menores aos 37 anos.

De acordo com o relatório, os pagamentos do clube não são o primeiro violino para o recordista e artilheiro da Liga dos Campeões. Muito mais importante: Ronaldo poderia ter competido na categoria rainha com o BVB, com o Man United só bastou para participar da Liga Europa. Os inúmeros parceiros publicitários de Ronaldo teriam vinculado o pagamento de enormes somas à participação do jogador ofensivo na mais importante competição europeia de clubes.

Além disso, Ronaldo teria ficado impressionado com a multidão de torcedores e o entusiasmo no BVB, uma mudança para a Bundesliga, na qual ainda não buscou um título, também poderia ter sido "encenada de maneira publicitária eficaz", de acordo com o "Sport Bild".

Em Dortmund, diz-se que o cenário só foi discutido brevemente internamente. Mesmo que o negócio fosse financeiramente gerenciável, os chefes dos clubes viram o risco como "grande demais", dizem eles. O empenho do deslumbrante super atacante teria atraído extrema atenção, provavelmente exigia uma posição excepcional e colocava em risco a estrutura do time existente.

Aliás, a auto-imagem de Ronaldo no vestiário não deve ter apenas dissuadido o BVB. Diz-se que o FC Bayern, ao qual Ronaldo também foi oferecido, até perguntou ao ex-técnico do United Ralf Rangnick sobre o jogador de futebol excepcional e também se absteve de um acordo.