Texto por Colaborador: 16/02/2021 -

Coluna do Pedro - No último sábado, o Borussia Dortmund fez mais uma partida ruim e apenas empatou contra o Hoffenheim no Signal Iduna Park. A partida, válida pela vigésima primeira rodada da Bundesliga, terminou com o placar de 2 a 2, para o alívio dos aurinegros que não fizeram por merecer nem o empate. O time encontrou um gol na primeira etapa com Sancho e, como de costume, abdicou do jogo. Sete minutos depois, os visitantes empataram a partida. O Hoffenheim chegou a virar o placar com Bebou. Mais um gol de bola cruzada para a área. No apagar das luzes, Haaland saiu cara a cara com Baumann e não perdoou. O Borussia volta a campo na quarta-feira pela Champions League para enfrentar o Sevilla. Vale lembrar que o time espanhol venceu os últimos nove jogos, inclusive a partida de ida pela Copa do Rei contra o Barcelona por 2 a 0. Caso os comandados por Terzic mantenham essa postura, será um confronto complicadíssimo, com leve favoritismo do Sevilla.

Após uma série de performances ruins, o assunto a ser discutido é, há um planejamento em curso no Borussia Dortmund? Acredito que nem os jogadores sabem. A manutenção de Lucien Favre ao final da temporada passada se mostrou um equívoco por parte da direção aurinegra e mandar o suíço embora no meio da temporada apenas comprova isso. Deixar um assistente técnico comandar o time na Bundesliga, Champions e na DFB Pokal é um claro sinal de falta de planejamento e convicção nas escolhas. Além disso, qual o saldo de ajustes no time nas últimas duas temporadas? O Borussia Dortmund foi ao mercado e comprou algumas peças para o plantel. Os destaques foram Mats Hummels, que voltou ao clube de Dortmund, a sensação Erling Haaland, que se juntou aos aurinegros, e Emre Can que veio da Juventus por 1 milhão de euros.

Sentiu falta de alguém? Sim, deixei de fora desta lista Julian Brandt, Thorgan Hazard e Nico Schulz. Somados, eles custaram aos cofres aurinegros cerca de 76 milhões de euros. Brandt não correspondeu ao investimento e sua performance não chega perto daquilo apresentado no Leverkusen. Hazard, assim como o irmão madridista, se lesiona com grande facilidade. Também não apresenta metade do futebol que o tornou destaque pelo Gladbach. Por último, falemos sobre Nico Schulz.

Nico Schulz é, disparado, a pior contratação do período, quiçá uma das piores da história do Borussia Dortmund. Schulz chega ao Dortmund como um dos laterais alemães mais promissores e candidato a titular da seleção nacional. Custou 25 milhões e meio de euros ao BVB e, atualmente, está com o valor de mercado avaliado em apenas 7 milhões de euros. Na atual temporada, ele participou de apenas 11 jogos, e em todos eles fez uma má exibição. Não marcou gol e não tem sequer uma assistência. Para fazer uma comparação simples, Raphaël Guerreiro, o lateral esquerdo titular, tem 25 jogos, três gols e 9 assistências.

A situação ainda piora. De acordo com o Bild, o time pode colocar algumas de suas estrelas à venda por conta do início de uma crise financeira. O jornal relata que Sancho (cobiçado pelo Manchester United), Guerreiro e Reyna podem deixar o clube caso apareça alguma proposta. Somado a isto, o Borussia Dortmund é apenas o sexto colocado, fora da zona de classificação da Champions e da Europa League. Na Pokal, enfrentará o Gladbach, por coincidência, do técnico Marco Rose, que já confirmou que deixará o Gladbach ao final da temporada para comandar o time de Dortmund.

A torcida não deve esperar grandes contratações para a próxima temporada, até por conta da situação financeira do clube, amplificada por conta da pandemia do coronavírus. Já foram ventiladas notícias da contratação de um novo goleiro, visto as fases de Hitz e Bürki. Mesmo assim, a torcida não deve esperar anúncios bombásticos para a temporada 21/22. Sobre o planejamento da diretoria, sinceramente não há como responder, mas os usuários das redes sociais já começaram a se pronunciar pedindo as saídas de Watzke e Zorc.

Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @_PedroDuartee

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram