Texto por Colaborador: Redação 01/04/2023 - 00:00

O Borussia Dortmund quer ficar longe do Bayern pela primeira vez em anos na noite de sábado e defender sua liderança na Bundesliga. O fato de o BVB ter chegado a essa posição também se deve a muitos jogadores em sua melhor forma no ano civil de 2023. Emre Can provavelmente fez a mudança mais surpreendente.

Até a pausa para a Copa do Mundo, em novembro, o meio-campista era um símbolo da discrepância entre expectativas e realidade no Alvinegro. No novo ano, o jogador de 29 anos é de repente um jogador de ponta e um líder. Com atuações de ponta, Can também consegue mudar a atitude dos críticos mais ásperos. "Francamente, não era simpatico de Emre Can, muitas vezes o critiquei, mas agora tenho que rever minha opinião", disse Dietmar Hamann ao jornal Bild.

"Mudou toda a estática do jogo"

Por exemplo, o especialista em TV ficou muito impressionado com a atuação de Can em campo na noite de terça-feira. "Raramente vi um jogador do Dortmund que teve tanto impacto na seleção alemã como Emre Can depois que ele entrou contra a Bélgica. Ele mudou a estática do jogo", entusiasma-se Hamann. Do ponto de vista do especialista, a autoconfiança que Can presumivelmente trouxe da seleção para o Dortmund também pode ser um fator no jogo de sucesso no Bayern.

"Psicologicamente um ativo real"

"Psicologicamente, esse é um verdadeiro trunfo, porque os jogadores do Bayern também perceberam isso, é claro, e viram como Can pode ser importante quando pensa no que pode fazer e evita passar por cima e outras travessuras", explica Hamann. Can jogou sete mais de 90 minutos na Bundesliga pelo BVB antes de uma suspensão por cartão amarelo contra o 1.FC Köln colocá-lo fora de ação antes da pausa internacional. Na noite de sábado, ele deve ser titular em seu clube juvenil em Munique.