Texto por Colaborador: Redação 30/04/2024 - 00:00

Lars Ricken ainda não assumiu o cargo de diretor esportivo do Borussia Dortmund – Mario Basler já critica o ícone do BVB. Tenor: Ricken deveria trabalhar mais.

O facto de Ricken e não o diretor desportivo Sebastian Kehl ter assumido o novo cargo de diretor desportivo do BVB "só pode" ter sido ideia de Hans-Joachim Watzke, disse o campeão europeu de 1996 no seu podcast "Basler ballert". Ricken é um “filho adotivo” de Watzke, a quem ele “agora criou”.

Basler questiona se o homem de 47 anos está qualificado para o cargo. "Dava para ver a decepção de Sebastian Kehl. Acho que foi uma surpresa para todos que eles chegaram ao chefe da academia de juniores, que na verdade só sabemos que ele está em Dortmund, na NLZ", avalia o ex-profissional da Bundesliga, criticamente. “Você não ouve ou vê nada” de Ricken.

Além disso, “muitos conselheiros” reclamaram do aspirante a chefe esportivo dos negros e amarelos “que ele não pode ser contatado com muita frequência”, afirmou Basler e reclamou: “Ele muitas vezes preferia sentar-se na sorveteria, nunca respondia telefone quando os conselheiros queriam obter informações sobre seus jogadores na NLZ."

BVB: Watzke será “como Hoeneß” no futuro

Para Ricken, a função de diretor desportivo será um “desafio completamente novo, uma tarefa completamente nova, que certamente não é fácil, decidir coisas para um clube, para um grande clube”, disse o homem de 55 anos. “Portanto, ele deve garantir que possa ser alcançado e que haja menos gelo.”

Basler disse que presume que Watzke agirá e tomará decisões “em segundo plano” em Dortmund no futuro, como Uli Hoeneß no Bayern.

Watzke deixará o cargo de diretor administrativo do BVB em 2025. “Ele provavelmente será presidente em Dortmund”, disse Basler. O BVB anunciou na semana passada que Ricken assumiria o cargo de diretor-gerente esportivo a partir de 1º de maio. O diretor esportivo Kehl já havia se candidatado publicamente ao cargo com antecedência.