A conquista de uma vaga na Champions League está cada vez mais distante para o Borussia Dortmund. Embora a vitória por 3 a 0 sobre o Sporting em jogo válido pelos playoffs da atual edição mantenha vivo o sonho do time na competição, o cenário na Bundesliga é preocupante para a próxima temporada.
Segundo o supercomputador da Opta, as chances do BVB se classificar para a próxima Champions são de apenas 6,5%. E caso o clube realmente fique fora da principal competição europeia, haverá consequências diretas no bolso dos jogadores.
De acordo com a "Sport Bild", praticamente todo o elenco possui uma cláusula contratual que permite ao clube reduzir os salários em até 15% caso não se classifique para a Champions League. O capitão Emre Can, que recebe cerca de 8 milhões de euros por ano, poderia ter uma redução de 1,2 milhão. Já o goleiro Gregor Kobel veria seus ganhos caírem de 9 milhões para 7,65 milhões de euros anuais.
No entanto, alguns jogadores com contratos mais antigos estão livres dessa cláusula. É o caso do zagueiro Niklas Süle, maior salário do elenco com 10 milhões de euros anuais, que continuaria recebendo o mesmo valor mesmo sem a classificação para a Champions.
Além das reduções salariais, o Dortmund também precisaria negociar pelo menos um de seus principais jogadores. A publicação aponta três candidatos à venda: Karim Adeyemi, Jamie Gittens ou Gregor Kobel.
Via Sport