Texto por Colaborador: 30/10/2020 -

Coluna do Pedro - Na noite de quarta-feira, o Borussia Dortmund venceu o Zenit no Signal Iduna Park. A partida foi totalmente morna, sem grandes chances. A dificuldade do time comandado por Lucien Favre em quebrar a retranca russa chegou a assustar. A equipe se portou de maneira muito diferente quando comparada às últimas temporadas, ocasiões em que os aurinegros golearam times até mais fortes que o Zenit, como o Atlético de Madrid.

O resultado é enganoso, por isso que, no futebol, não se vive só de placar. A vitória, construída a partir dos 33 minutos do segundo tempo, teve uma enorme participação da zaga russa, que começou cometendo um pênalti infantil em Hazard. Mais tarde,aos 46, em mais um vacilo da zaga russa, Haaland não perdoou e deixou o seu parafechar o placar. Esse texto não é para falar da partida fraca e sem criatividade do Borussia Dortmund, mas para questionar qual o objetivo dessa temporada. Com esse futebol, com essa atitude, com essa diretoria e, principalmente, com Favre, qual o objetivo que o time busca nessa temporada?

Sei que muitos devem pensar que a partida contra o Zenit foi um erro de percurso, uma pedra no caminho, uma partida fraca entre outras mais fortes e consistentes do Dortmund, mas o jogo contra o Schalke, apesar do placar de 3 a 0, foi uma grande exibição? O primeiro tempo lembrou, e muito, a primeira etapa contra o Zenit e antes contra a Lazio. Sem criação, uma pressão desordenada e com as principais estrelas do time apagadas.

Alguém enxerga algum tipo de progresso na tática de Favre? Acredito que não. Se há alguma mudança é para pior. A imprensa alemã chegou a comentar no começo da temporada que seria a “última chance” do suíço vencer um título com a equipe aurinegra. Na Bundesliga, a possibilidade de superar a hegemonia do Bayern é muito pequena, visto que o atual campeão europeu possui um elenco mais robusto e com mais opções. Na Champions League o começo não foi bom. A partida contra a Lazio é para se esquecer, nada mais. Contra o Zenit, os aurinegros não apresentaram muito progresso e sofreram para vencer os russos que perderam, em casa, para o Club Brugge.

A grande chance é na Copa da Alemanha, competição na qual o Borussia tem uma certa fama de ser eliminado de maneira boba. Nas duas últimas edições da Pokal, o Borussia foi eliminado para o Werder Bremen.

O Sport Bild, jornal alemão, informou que o CEO do Dortmund, Hans-Joachim Watzke, já começou a buscar opções para o comando da equipe, a meu ver, com atraso. Os nomes são Marco Rose, do Borussia Mönchengladbach, Jesse Marsch,do RB Salzburg e Julian Nagelsmann, antigo sonho da diretoria aurinegra e atual técnico do Leipzig.

Ditas as possibilidades, de título e de novos nomes para o comando da equipe,ainda é necessário manter Lucien Favre e desperdiçar mais da metade de outra temporada? Esse tempo não poderia ser utilizado para que o novo comandante conhecesse os jogadores e começasse a próxima temporada já adaptado aos atletas, ao clube e às ambições do Borussia Dortmund?

Por Pedro Henrique Oliveira / Contato: Twitter @_PedroDuartee

 

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram