Texto por Colaborador: 12/11/2020 -

O zagueiro do Borussia Dortmund, Manuel Akanji, foi insultado racialmente após a derrota por 3-2 para o Bayern no Instagram, conforme anunciou o clube nesta quinta-feira. Ao mesmo tempo, o BVB assumiu uma posição clara. “O racismo não é uma opinião”, titulou o BVB na página inicial do clube e também deixou claro que os insultos racistas no esporte não são de forma alguma casos isolados: “Este não é apenas mais um incidente para nós nos dias de hoje, quando existe hostilidade nacional e internacional contra jogadores de futebol de vários clubes e ligas ”. O "número real de insultos racistas no esporte" provavelmente está "significativamente maior", uma vez que tais incidentes muitas vezes "não encontram público".

O Borussia Dortmund enfatizou que "tal hostilidade" também deve ser tornada pública no futuro, "para proteger nossos jogadores e torcedores afetados e para continuar a lutar de forma consistente contra o racismo no futebol e na nossa sociedade".

O BVB também se referiu ao seu parceiro de cooperação, a centro de aconselhamento " BackUp ", ao qual as pessoas afetadas podem recorrer. Manuel Akanji também distribuiu no Instagram um vídeo da seleção suíça de futebol, que também fez uma ação unificada contra o racismo. Participaram membros da equipe "Nati", como o capitão Granit Xhaka do Arsenal, Breel Embolo e Yann Sommer do Borussia Mönchengladbach e Xherdan Shaqiri do Liverpool.

"Nós nos ajoelhamos para mostrar que condenamos e rejeitamos o racismo e a intolerância nos termos mais fortes possíveis. Ninguém neste pode ser discriminado ou tratado de forma diferente devido à cor da pele, religião, sexualidade ou origem. Ódio e discriminação não devem ter lugar. Nunca e em lado nenhum ", foi o recado da seleção suíça.