Com o empate do Bayer com o Colônia no início da rodada, a torcida auri-negra ficou na expectativa do Borussia vencer o Leverkusen e colar no Bayern de Munique na liderança de Bundesliga. Mas o que se viu em campo foi bem diferente do esperado. O BVB foi completamente dominado em todo a partida na BayArena, e perdeu merecidamente por 2 a 0 em jogo da 6° rodada.
Novamente o Borussia entrou em campo com um time cheio de mudanças, e extremamente deficiente do que era neessário. Com o gol de Mehmedi logo antes dos 10 minutos do primeiro tempo, Tuchel foi obrigado a mudar a formação com 3 zagueiros colocando Weigl novamente como primeiro volante para ver se o time recuperava o bom futebol. Mas a falta de intensidade na troca de passes, e a pouca velocidade a movimentação deixou o Borussia sem criatividade, e a derrota no intervalo veio ao natural.
No segundo tempo Tuchel colocou Mor e Schmelzer para tentar dar mais agressividade ao ataque. Apesar de alguns lances ocasionais de ataque, o BVB não mereceu um resultado melhor do que a derrota de 2 a 0 após golaço de Chicharito aos 79 minutos de jogo que selou a derrota.
O BVB só volta a jogar depois da pausa da data FIFA, no dia 14/10 contra o Hertha Berlin, no Westfalenstadion.
BAYER LEVERKUSEN 2X0 BORUSSIA DORMUND
LEVERKUSEN: Leno – L. Bender (46. Wendell), Tah, Toprak, Henrichs – Brandt (67. Volland), Aranguiz (90. Baumgartlinger), Kampl, Calhanoglu – Mehmedi, Chicharito.
DORTMUND: Bürki – Piszczek, Sokratis, Ginter – Weigl, Guerreiro – Rode (71. Kagawa), Castro (46. Schmelzer) – Pulisic (46. Mor), Aubameyang, Dembélé.
Gols: 1:0 Mehmedi (10., Ecke Calhanoglu), 2:0 Chicharito (79., Calhanoglu)