Texto por Colaborador: Redação 07/05/2023 - 14:29

O Borussia Dortmund mantém aberta a disputa pelo título. Na 31ª rodada da Bundesliga, o BVB derrotou o VfL Wolfsburg por 6 a 0 (3 a 0) e ainda está a um ponto do Bayern de Munique, segundo colocado na tabela. A qualificação para a UEFA Champions League 2023/24 foi garantida a partir de hoje.

81.365 torcedores viram fogos de artifício preto e amarelo com gols de Adeyemi (14'), Haller (28') e Malen (37') para uma vantagem de 3 a 0 no intervalo. A segunda parte também foi de grande animação: Bellingham (54’) e Adeyemi (59’) fizeram o 5-0. Adeyemi perdeu a chance de um "hat-trick" ao desperdiçar um penálti na trave (65'). Bellingham completou o jogo com quatro minutos restantes.

O FC Bayern avançou na noite de sábado com uma vitória por 2 a 1 em Bremen e aumentou sua vantagem sobre o Borussia Dortmund para quatro pontos. O BVB chegou à penúltima rodada como o time mais forte da temporada em casa. O VfL Wolfsburg, terceiro na "tabela visitante", comemorou recentemente duas vitórias claras (5-1 em Bochum, 3-0 em casa contra o Mainz) e subiu para o sétimo lugar.

Bynoe-Gittens (problemas no ombro), Meunier e Morey não estavam disponíveis, Schlotterbeck estava de volta ao plantel (banco). Houve uma mudança em relação ao jogo em Bochum: Wolf começou no lugar de Guerreiro, que só conseguiu treinar de forma limitada durante a semana.

Jogando na habitual formação de 4-3-3, o BVB buscou principalmente o caminho para o ataque através dos laterais ou zagueiros... e possivelmente também porque o Wolfsburg sofreu quase um terço dos gols sofridos em cruzamentos de fora. Num ambiente extraordinariamente barulhento, o BVB dominou a ação desde o início, mas o Wolfsburg não só jogou bem, como também não permitiu nada nos primeiros 15 minutos. Can então deslocou a bola para o lado esquerdo, onde Ryerson marchou para o dezesseis e cruzou para dentro. Adeyemi venceu Guilavogui e marcou de cabeça para fazer o 1 a 0 (14º).

Do outro lado, Kobel defendeu Wimmer, que saiu de uma suspeita posição de impedimento, e Hummels desviou o chute de Kaminski para escanteio. Isso foi repelido e gerou uma grande chance de contra-ataque. Adeyemi levou a bola para o meio-campo, passou por cima de Malen, mas o cruzamento para Brandt na grande área foi demasiado impreciso.

Foi um jogo interessante em que o Borussia manteve a pressão e a concentração em alta. Hummels conquistou a bola contra o vento na linha central, mandou Adeyemi, que perdeu para Bornauw. O cruzamento da esquerda empurrou Haller por cima da linha para fazer o 2-0 (28'). Malen teve a chance de fazer 3 a 0 após um passe de Brandt, mas errou um gol de oito metros da direita (32'). O Wolfsburg teve chances, mas o Dortmund foi mais eficaz. Wolf abriu espaço para Brandt com um passe longo pela direita, que não foi parado pelos zagueiros. Malen converteu o cruzamento preciso de seis metros para o terceiro gol do BVB (37º).

A vontade de marcar do Borussia não diminuiu após o intervalo e, como o Wolfsburg continuou jogando, o espaço estava lá. Brandt testou Casteels (49'), Süle rematou ao lado (50'), Haller foi travado no último momento (53'). Mas então os 80.000 torcedores do BVB puderam comemorar pela quarta vez. Bellingham não conseguiu se separar da bola, chutou de uns bons 20 metros, Casteels desviou para o travessão. A bola voltou para o gramado e para a rede com um desvio para fazer o 4-0 – um gol curioso (54'). Cinco minutos depois, Adeyemi teve um caminho livre após passe de Brandt, mas foi separado da bola, mas colocou Nach e Bornauw sob pressão. O jogador do Wolfsburg perdeu a bola para Haller, que passou direto para Adeyemi – 5 a 0 a oito metros de distância.

Aos 63 minutos, Bellingham passou após passe de Adeyemi e sofreu falta de Fischer na área. No entanto, Adeyemi cobrou o pênalti que se seguiu por cima do gol. E continuou. Após inúmeras alterações de ambas as equipes, Moukoko viu-se negado um passe de Passlack a forte reacção de Casteels (80'). O goleiro então não teve hipóteses frente a Bellingham, que tecnicamente aproveitou o passe de Brandt e marcou rasteiro na direita para fazer o 6-0 (86').

O BVB voltará a ter a vantagem de jogar em casa no próximo fim de semana, quando o Borussia Mönchengladbach visitar o SIGNAL IDUNA PARK. O pontapé inicial é no sábado.

FICHA

Bor. Dortmund: Kobel – Wolf, Süle, Hummels (63º Özcan), Ryerson (76º Passlack) – Can – Bellingham, Brandt – Malen (63º Reus), Haller (62º Moukoko), Adeyemi (69º Reyna)

VfL Wolfsburg: Casteels – Bornauw, Guilavogui (46º Paredes), van de Ven – Baku (46º Fischer), Arnold, Kaminski (65º Cozza) – F. Nmecha, Svanberg (65º Gerhardt) – Wimmer, Wind (65º . Marmoush) Banco: Meyer,

Gols: 1:0 Adeyemi (14º, Ryerson), 2:0 Haller (28º, Adeyemi), 3:0 Malen (37º, Brandt), 4: 0 Bellingham (54º ), 5: 0 Adeyemi (59º, Haller), 6: 0 Bellingham (86º, Brandt) 

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram