Texto por Colaborador: Redação 19/10/2022 - 22:00

Em vista dos números, o Borussia Dortmund pode perguntar o sucesso da reviravolta no verão. Sob Marco Rose, o BVB somou 24 pontos e marcou 27 gols após dez rodadas na temporada passada, sob Edin Terzic são apenas 16 pontos este ano e apenas 13 gols.

Erling Haaland sozinho tinha nove gols neste momento na pré-temporada, embora o norueguês só conseguiu jogar seis dos dez primeiros jogos da Bundesliga. Era óbvio que o BVB dificilmente poderia substituir a jovem estrela em pé de igualdade. Os Pretos e Amarelos não conseguiram fazer a tentativa devido ao câncer de Sebastien Haller. Em vez disso, Anthony Modeste e Youssoufa Moukoko compartilham o sucessor de Haaland. Juntos, o velho mestre e o jovem têm atualmente cinco gols na Bundesliga.

Haaland e Lewandowski se foram

A qualidade significativamente reduzida na tempestade do BVB não identifica o clube com um ponto de venda único. Afinal, o FC Bayern não substituiu Robert Lewandowski por outro centroavante e tentou várias variações até agora nesta temporada para fazer o polonês esquecer, com resultados mistos até agora. Os dois líderes da indústria na Bundesliga estão alinhados com a tendência que o Sport Bild descobriu na primeira divisão alemã: a proporção de gols marcados pelos noves clássicos continuou a diminuir nos últimos anos.

Apenas 41,0% de gols para frente

"Apenas 41,0% de todos os gols até agora foram marcados por atacantes", escreve a revista. "Esse é o menor percentual em oito anos!". Existem, é claro, algumas áreas cinzentas de definição que podem balançar o pêndulo em uma direção ou outra. Por exemplo, Christopher Nkunku no RB Leipzig certamente não é um verdadeiro nove, mas também não é um meia-atacante. Na lista de artilheiros da Bundesliga, o francês divide o segundo lugar com o compatriota Marcus Thuram, do Borussia Mönchengladbach, atrás de Niclas Füllkrug, do Werder Bremen. Eles são seguidos por outro profissional, Sheraldo Becker, do Union Berlin, para quem os limites entre atacante pendurado, ala e artilheiro não são muito claramente definidos. Como foi o caso de Thuram por anos antes de Daniel Farke assumir em Gladbach e declarar-lhe um nove.

Não só o BVB tem deficiências

Enquanto isso, a lista de goleadores também inclui meio-campistas comprovados, como Daichi Kamada do Eintracht Frankfurt, Jamal Musiala do FC Bayern e Florian Kainz do 1.FC Köln. É certamente devido, até certo ponto, à mudança no estilo de jogo na primeira divisão alemã que os atacantes não estão mais no comando sozinhos. Pode ser mais óbvio, especialmente após o verão da partida de Haaland e Lewandowski e, portanto, representa uma espécie de coincidência. É uma crise do atacante, como certamente parecia ser o caso do BVB nas últimas semanas? Provavelmente é muito cedo para isso. Mas o fato é que além do Dortmund, clubes como Bayer Leverkusen (Patrik Schick só marcou duas vezes), VfB Stuttgart (Serhou Guirassy, dois gols) e FC Schalke 04 (Simon Terodde, dois gols) devem poder esperar significativamente mais gols de seus noves.

Via FN