Texto por Colaborador: Redação 21/08/2024 - 19:10

A nova parceria entre o Borussia Dortmund e a empresa de defesa Rheinmetall tem causado grandes críticas no cenário de torcedores. Embora as coisas tenham se acalmado recentemente, as coisas estão longe de terminar para os torcedores do BVB. Foi anunciado um protesto, o clube e a empresa reagiram imediatamente.

Os torcedores do BVB vão às barricadas no primeiro jogo da nova temporada da Bundesliga contra o Eintracht Frankfurt (sábado). A aliança Südtribüne, uma associação de fãs ativos, anunciou agora um protesto nacional no Signal-Iduna-Park.

O apelo a todos os torcedores negros e amarelos: cada jogador do Borussia e cada fã-clube devem “levar ao estádio o seu descontentamento com o acordo com o Rheinmetall” e exibir as suas críticas em cartazes e faixas. O protesto está previsto para começar no início do segundo semestre.

O protesto será realizado sob o lema “Não nos deixaremos puxar para dentro do seu vagão – Borussia sem Rheinmetall!” atravessar o palco.

Pode-se esperar que muitos fãs sigam o chamado. O acordo Rheinmetall não só causou grande incompreensão entre grande parte dos apoiadores do BVB depois que se tornou conhecido no final de maio. Os signatários do anúncio de protesto antes da estreia do Dortmund na Bundesliga incluem quase 90 torcedores e grupos.

Neste contexto, a aliança Südtribüne também deixou claro que a cena dos torcedores “em nenhum momento” esteve a par das discussões entre a administração do BVB e a empresa de armas: “A impressão dada ao público foi que os representantes dos torcedores estavam envolvidos na decisão- A decisão sobre o acordo com a empresa Rheinmetall foi questionada. Também não houve votação. Os representantes dos torcedores só foram informados pouco antes do anúncio de que as negociações ocorreriam entre as duas partes.

A acusação: “O tipo de comunicação e o momento da publicação da parceria demonstram um forte cálculo por parte dos responsáveis do clube. O momento em particular sugere que as reações a esta controversa decisão foram conscientemente influenciadas pelas reportagens em torno do Liga dos Campeões. A final deveria ser ofuscada. Os efeitos negativos no cenário dos torcedores foram conscientemente aceitos.

A aliança rejeita veementemente o fato de os responsáveis do BVB utilizarem a "atmosfera" do clube para "melhorar a imagem pública de uma empresa de defesa e, assim, atirar ao mar os seus próprios valores". Eles “não farão um favor aos chefes do Dortmund e deixarão o assunto de lado – como seria de se esperar, dado o momento da publicação”.

O clube da Bundesliga e seu novo parceiro campeão, Rheinmetall, reagiram imediatamente ao protesto anunciado na quarta-feira. “É claro que tomamos nota da opinião de alguns fãs-clubes do BVB”, disseram eles em uma resposta conjunta às perguntas do “Ruhr Nachrichten”: “O Rheinmetall está acostumado a fazer parte de debates públicos. Um clube com mais de 200.000 membros e1.000 fã-clubes cobrem todos os movimentos sociais - isso é uma coisa boa, Rheinmetall e o BVB querem esse discurso e vamos nos envolver em discussões com os fãs do BVB em todos os formatos de diálogo estabelecidos."

Os torcedores do BVB já haviam protestado contra o acordo com a empresa de armas na final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid. Naquela época, uma faixa no Estádio de Wembley dizia: “Rheinmetall: Usando o futebol para criar a imagem da Saubermann?”

Segundo ambas as partes, a parceria de três anos inclui a utilização de espaços publicitários de grande alcance, direitos de marketing, bem como ofertas de eventos e hospitalidade no estádio e nas instalações do clube.

 

via sport,de