Texto por Colaborador: 01/01/2022 -

O ex-conselheiro da DFB Bernhard Peters acredita que reformas estruturais são urgentemente necessárias nas principais associações esportivas alemãs. Ele aconselha o DFB a procurar o FC Bayern e o BVB.

"É indiscutível que as associações com suas estruturas estão atrás da música", disse Peters, do "Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung", em relação à Federação Alemã de Futebol e à Confederação Alemã de Esportes Olímpicos.

“Você não pode mais fazer isso da maneira que o DFB e o DOSB ainda estão tentando fazer com os sistemas presidenciais e com o conflito constante entre os cargos honorários e de tempo integral”, disse Peters.

O ex-técnico nacional de hóquei vê "muito pouca competência de liderança esportiva" em ambas as federações.

Principalmente na DFB, que elegerá um novo presidente em março, mudar as estruturas é uma "tarefa hercúlea". "É brutalmente difícil porque os interesses são muito divergentes", disse Peters, referindo-se a pequenos clubes amadores e clubes mundiais como o FC Bayern.

BVB e FC Bayern como modelos para o DFB?

Os modelos a seguir podem ser a Liga Alemã de Futebol com seu conselho de supervisão ou clubes como o FC Bayern ou o BVB. "Eles tiveram membros do conselho fortes por anos, incluindo um nível de diretor competente."

Do ponto de vista de Peters, o desenvolvimento do esporte na Alemanha também está sendo retardado pelas estruturas. "Da forma como fazemos, não é possível desenvolver sistematicamente um esporte de primeira classe com sucesso", disse ele. "Na dúvida, é sempre sobre interesses de poder e vaidade."

É necessária uma forma "mais centralizada e enxuta". As estruturas das associações "não estão em dia".