Texto por Colaborador: 19/11/2020 -

O CEO Hans-Joachim Watzke falou novamente sobre as graves consequências financeiras da crise do Coronavírus na reunião geral virtual do Borussia Dortmund. Em termos esportivos, ele vê o BVB quase no mesmo nível do Bayern de Munique.

"A situação continua difícil", disse Watzke, referindo-se à queda na receita como resultado da pandemia, em particular devido aos jogos sem público. "Também podemos perder mais de 70 a 75 milhões de euros." O BVB foi "fornecido com liquidez suficiente", pelo que a posição do clube não corre perigo, acrescentou o dirigente de 61 anos. “Se conseguirmos vacinar os primeiros grupos, como os funcionários do setor médico e os idosos, o futebol vai voltar ao normal. O BVB estará preparado para isso”, anunciou Watzke.

Na briga pelo campeonato alemão, o chefe do clube vê o BVB "ao alcance do Bayern". O Bayern é "a melhor equipe do Mundo, mas estamos mais perto deles", disse Watzke. "Mas", alertou com urgência, "há um limite e ele está onde não faz mais sentido econômico. O Bayern pode investir duas vezes mais em sua equipe do que nós. E eles não farão nada de irracional para acompanhar." O BVB tem "uma equipe muito talentosa", mas ainda precisa de paciência com os seus jogadores de "17, 18 e 20 anos", disse Watzke.

O diretor financeiro disse que não fica feliz quando olha para os números. O pano de fundo é a liquidez significativamente menor do BVB. O fato de o clube ter que assumir novas responsabilidades contradiz "o modelo de negócios", afirma Tress. Em vista da crise da pandemia, entretanto, não há alternativa para tal abordagem. “Expandimos nossa linha de crédito de 60 para 120 milhões de euros, mas também queremos recuperá-la rapidamente”, disse Tress. Sem surpresa, as consequências da pandemia estão afetando quase todos os números apresentados e já conhecidos do relatório anual 2019/2020.