O Borussia Dortmund caminha para um turbulento período de transferências. Caso os aurinegros não consigam uma vaga nas competições europeias, o clube poderá passar por uma revolução completa.
No último fim de semana, o Dortmund sofreu mais um duro golpe. Jogando em casa, no Signal-Iduna-Park, a equipe foi derrotada pelo Augsburg por 1 a 0. A crise dos aurinegros se intensifica a cada resultado negativo, situação que começa a afetar diretamente o técnico Niko Kovac.
Segundo informações do canal 'Sky', uma possível demissão do treinador e sua comissão técnica custaria aproximadamente três milhões de euros aos cofres do clube. Este cenário se tornaria ainda mais provável caso o atual décimo colocado na tabela não consiga, até o final da temporada, garantir uma vaga para competições internacionais.
Tal desfecho também traria consequências para Sebastian Kehl. De acordo com a emissora, o diretor esportivo seria obrigado a deixar seu cargo se o Borussia ficar de fora das copas europeias na próxima temporada.
Reformulação do elenco é inevitável
O plantel também deve passar por mudanças significativas. Logo após a partida contra o Augsburg, Kehl comentou sobre o assunto: "Obviamente estamos refletindo quando certas situações se repetem constantemente". No entanto, é questionável se o ex-jogador ainda estará no comando para tomar essas decisões.
Enquanto Emre Can (31) e Julian Brandt (28) entrarão em seu último ano de contrato após esta temporada e não devem receber novas propostas do Dortmund, o futuro de Marcel Sabitzer (30) também está incerto. Segundo o 'Sky', o austríaco estaria criando "energia negativa" no grupo e, apesar de ter contrato até 2027, é considerado candidato a sair.
Além disso, o clube estaria disposto a negociar Niklas Süle (29), Giovanni Reyna (22) e Salih Özcan (27). Os emprestados Youssoufa Moukoko (20) e Sébastien Haller (30) também não fazem mais parte dos planos e podem buscar transferências definitivas. Todos os jogadores mencionados possuem contratos em vigor – alguns com salários muito altos – o que poderia dificultar suas saídas.
Pressão para vender estrelas?
Além dos atletas que o clube deseja negociar por questões técnicas, o Dortmund também poderia ser forçado a vender seus principais talentos caso não se classifique para a Champions League. O 'Sky' menciona novamente os nomes de Gregor Kobel (27), Jamie Gittens (20) e Karim Adeyemi (23). Mesmo que suas saídas representem perdas esportivas significativas, as vendas gerariam receitas expressivas para compensar os recursos que normalmente viriam da Liga dos Campeões.