Texto por Colaborador: 05/03/2021 -

Quando o Bayern enfrentar o Borussia Dortmund na Bundesliga, no sábado, os olhos de todos os clubes de futebol da Alemanha estão voltados para o duelo entre os rivais. Thomas Helmer é alguém que conhece bem os dois clubes. O campeão europeu de 1996 atuou tanto para os bávaros quanto para o BVB em sua carreira ativa.

Em entrevista exclusiva para sport.de , Helmer criticou o termo "Clássico" e falou sobre a ascensão de Dortmund,.

Sr. Helmer, o melhor jogo da 24ª rodada é Bayern contra o BVB. Quão grande é este "Clássico Alemão" face aos clubes de topo, que ultimamente têm estado um pouco fracos, do seu ponto de vista?
"Basicamente, o Bayern contra o Dortmund é sempre um jogo para o qual todos olham - isso também vale para mim. No entanto, não sou fã desses trocadilhos "Clássicos" porque simplesmente não vejo as coisas dessa forma. "El Clásico" pertence à Espanha e não tem nada a ver conosco. Mas este duelo explosivo exala o talento do Real x Barça através dos óculos preto, vermelho e dourado, não é? Claro, o Bayern sempre foi um dos melhores jogos contra o Dortmund nos últimos anos. Para mim, no entanto, não é um verdadeiro clássico quando me lembro dos duelos entre o Bayern e o Borussia Mönchengladbach nos anos 70, por exemplo. Vários clubes na história da Bundesliga podem incomodar o Bayern - nem sempre o BVB. Portanto, tenho dificuldade em usar este termo "clássico".

Quais são os pré-requisitos para o "Clássico" de março de 2021, o que na sua opinião não é?
"Os pré-requisitos para este jogo dificilmente poderiam ser mais diferentes. O BVB voltou aos trilhos - pelo menos tendo em vista os resultados dos últimos quatro jogos. A vitória por 3-2 na Champions League sobre o Sevilla foi uma espécie de dissolução de peito para a equipe de Edin Terzic. O Dortmund não tem jogado muito desde então, mas entrega os resultados. Você apenas tem que reconhecer isso. Aliás, o Bayern também ofereceu um futebol melhor do que o atual. O grande problema que eles têm é que eles têm que jogar a maioria dos jogos de todos os clubes. Portanto, admiro a maneira como eles conseguem entregar e defender a liderança do campeonato repetidamente."