Texto por Colaborador: Redação 08/07/2022 - 01:23

Há pouco menos de 4 meses para a Copa do Mundo, as seleções que vão ao Qatar começam a contagem regressiva para o principal torneio da temporada e fazem os últimos ajustes para definir a lista final de 26 nomes que estarão entre os convocados.

Como acontece em todo Mundial, o Borussia Dortmund deve contar com alguns jogadores na disputa, espalhado por diversas seleções. Confira abaixo um panorama para os possíveis aurinegros a marcar presença na Copa.

Alemanha

Considerada uma das principais cotadas ao título em plataformas de apostas, a Alemanha ainda não tem seu elenco completamente definido, mas é possível apontar alguns nomes que dificilmente ficarão fora. Um deles é o recém-contratado Niklas Sule, que esteve em boa parte das convocações de Hansi Flick para as Eliminatórias e Nations League.
Outros quatro nomes do Borussia estiveram na última convocatória do treinador alemão: Nico Schlotterbeck (que também acertou sua transferência para o Dortmund recentemente), Julian Brandt, Marco Reus e Karim Adeyemi (mais um recém-contratado). Destes, quem teve mais minutos em campo foi Reus, que atuou em 4 partidas das Eliminatórias, 3 como titular. Os demais não passaram dos 50 minutos, logo, não é certo cravar que estarão na lista final – embora Flick tenha uma margem de 26 nomes.

Suíça

A segunda seleção que pode contar com mais nomes do Borussia Dortmund na próxima Copa do Mundo é a Suíça. Isso porque o elenco aurinegro tem dois jogadores que são presença quase garantida no Qatar. Um deles é o defensor Manuel Akanji, um dos titulares da zaga montada por Murat Yakin. Ele esteve em 6 partidas das Eliminatórias e é um dos pilares do sistema defensivo.

Goleiro titular do Dortmund na última temporada, Gregor Kobel começou a ganhar chances da seleção e também pode pintar entre os convocados. No entanto, sua estreia oficial não deixou boas impressões, já que a Suíça foi goleada por 4 a 0 diante de Portugal, pela Nations League.

Bélgica

Outro país que também conta com dois possíveis selecionáveis no elenco do Dortmund é a Bélgica. A presença mais certa é a de Thorgan Hazard, que participou de quatro partidas nas Eliminatórias e também esteve na convocatória de Roberto Martinez para os jogos pela Nations League. Com 45 partidas e 9 gols pelos Diabos Vermelhos, o meia é uma das peças mais importantes do sistema defensivo.

Quem também briga por vaga é Thomas Meunier. Apesar de ter ficado fora da última lista, o lateral de 30 anos participou de 4 partidas das Eliminatórias, todas como titular, e é visto como um atleta polivalente que agrega muito ao grupo belga. A tendência é que tanto Hazard quanto Meunier estejam no Qatar em novembro.

Inglaterra

Considerado um dos jogadores jovens mais valorizados do futebol europeu, o meia Jude Bellingham é parte importante da nova geração de ouro do futebol inglês, que também conta com nomes como Phil Foden, Mason Mount e Jadon Sancho.

Apesar de ter apenas 15 partidas com a camisa do English Team, o jogador de 19 anos é sempre lembrado nas convocações de Gareth Southgate e participou de quatro partidas nas Eliminatórias. Deve ser convocado, também, para adquirir experiência, já que Bellingham é visto como um dos pilares da Inglaterra para o próximo ciclo de Copa do Mundo, quando terá 23 anos.

Holanda

Na Laranja Mecânica, o atacante Donyell Malen tem tudo para estar entre os 26 convocados do técnico Louis van Gaal para a disputa do Mundial. O jogador de 23 anos, que foi o 4º maior goleador do Borussia Dortmund na temporada 2022/23, com 8 gols, esteve na lista final da última Euro e participou de 6 jogos na campanha das Eliminatórias.
Ele acabou ficando fora das partidas recentes pela Nations League, mas conta com a confiança do treinador e deve ficar com uma das vagas no ataque, embora a concorrência na posição seja bastante pesada.

Portugal

O lateral Raphael Guerreiro é presença certa no próximo mundial com a seleção portuguesa, já que é um dos pilares do sistema de jogo do técnico Fernando Santos. O jogador conviveu com problemas musculares na última temporada e acabou perdendo mais da metade das Eliminatórias para a Copa, mas esteve nas convocatórias mais recentes.
Apesar de ter perdido espaço para Nuno Medes, Guerreiro chega para brigar pela titularidade dos Lusos e tem a experiência a seu favor. Titular ou reserva, é mais do que provável que ele seja um dos 26 escolhidos por Fernando Santos.

Estados Unidos

Com apenas 19 anos, Giovanni Reyna é apontado como um dos grandes talentos do futebol norte-americano, dando continuidade ao legado deixado por seu pai, Claudio Reyna, que disputou 4 Copas do Mundo com os Estados Unidos, entre 1994 e 2006.

Apesar de não ser presença constante entre os titulares do treinador Gregg Berhalter, Reyna esteve em 4 partidas das eliminatórias e pode compor o grupo no Qatar, sobretudo para ganhar experiência no novo ciclo.

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

72 pessoas já votaram