Contratado na última temporada por 7 milhões de euros junto ao Brighton, da Inglaterra, Pascal Groß teve um início difícil no Borussia Dortmund. Segundo o Sport Bild, o meio-campista alemão, de 34 anos, ficou “chocado com o moral de treinamento de alguns profissionais” ao chegar ao clube no verão passado.
Acostumado a um ritmo intenso após sete anos no futebol inglês, Groß rapidamente se destacou com sua postura nos treinos, o que lhe rendeu reconhecimento interno e uma ascensão na hierarquia do elenco. A mudança também coincidiu com a chegada de Niko Kovac ao cargo de técnico, substituindo Nuri Sahin.
Com a reformulação da estrutura de comando prevista para o início de agosto, no campo de treinamento na Áustria, Kovac planeja ajustes na liderança do elenco. Emre Can seguirá como capitão, após ganhar respeito no vestiário pela forma como lidou com ataques nas redes sociais. Já a vice-capitania está em disputa entre três jogadores, com Groß sendo o favorito. Ele integra o "conselho privado" do técnico ao lado de Can e do lesionado Nico Schlotterbeck.
Julian Brandt, atual vice-capitão, deve ser liberado da função, algo que, segundo o treinador, pode impactar positivamente seu desempenho.
Na temporada passada, Pascal Groß disputou 50 partidas oficiais pelo Dortmund, marcou um gol e deu 15 assistências. Seu contrato vai até 2026.