Texto por Colaborador: Redação 13/09/2022 - 02:33

O Borussia Dortmund tem algumas preocupações antes do jogo da Liga dos Campeões desta quarta-feira frente o Manchester City. Os pretos e amarelos estão mais uma vez no último buraco em termos de pessoal e, de todas as pessoas, encontram os Skyblues descansados após a rodada da Premier League ter sido cancelada devido à morte da rainha Elizabeth II.

O reencontro com Erling Haaland colocará à prova a defesa do BVB depois de não ter sido sólido contra o RB Leipzig e sofrer três gols. Especialmente tendo em vista o duelo com o norueguês, que deu as costas ao Dortmund no verão, vale também dar uma olhada na área frontal. Porque o jogo ofensivo do Borussia não é nada animador. Os números mostram que, com oito gols na Bundesliga, por exemplo, o BVB marcou dois gols a menos do que Haaland marcou na Inglaterra em seus primeiros seis jogos.

Menos remates à baliza do que Bochum

Na Alemanha, não apenas o FC Bayern (atualmente 19 gols nesta temporada), mas também o Union Berlin (13), o TSG Hoffenheim e o promovido Werder Bremen (12 cada) marcaram significativamente mais do que os comandados de Terzic. Também em termos de número de chutes a gol, a ofensiva do Dortmund atualmente não é uma das melhores da Bundesliga. De acordo com o portal FBRef, que usa dados do provedor StatsBomb, o BVB somou 26 chutes após seis rodadas, o que é suficiente apenas para um lugar no meio-campo na comparação da Bundesliga. Até o VfL Bochum e o Hertha BSC finalizaram mais um remate, para não falar do FC Bayern com 61.

Com o xG rapidamente no nível Schalke

Como é sabido, a qualidade dos diplomas é mais importante do que o número em caso de dúvida, mas o Dortmund ainda deixa muito a desejar nesse aspecto. Após seis rodadas, o BVB tem um valor de gols esperados [valor que mede e soma a probabilidade de golos para cada remate] de 8,8. Seis competidores da liga acumularam maiores chances de gol, Dortmund está empatado com o FC Schalke 04.

Modeste até agora dificilmente perigoso

Um problema é que Anthony Modeste certamente dificilmente consegue alguma coisa em sua função de atacante da área. O francês, que foi contratado tarde, trabalha muito contra a bola e com padrões opostos, como apoiador de cruzamentos e passes, o BVB dificilmente envolve o veterano. Após cinco jogos, cada um no onze inicial, o jogador de 34 anos tem um valor de xG de 1,4, empatado com Jude Bellingham e atrás de Marco Reus. Para o primeiro atacante de uma equipe supostamente de ponta como o Dortmund, este é um equilíbrio interino extremamente ruim.

Jogo deve ser ajustado para Haller

Você tem que dar crédito ao BVB pelo fato de que Modeste foi uma solução de emergência depois que Sebastien Haller teve que se despedir por meses após seu diagnóstico de câncer no verão. O jogo do preto e amarelo deve ser adaptado aos marfinenses, o ex-Frankfurt acabou de impressionar no Ajax na última temporada da Liga dos Campeões. No entanto, o treinador Edin Terzic rapidamente percebeu que o destino de Haller não o protegeria das críticas por muito tempo. Tendo em vista a ofensiva fraca em Dortmund, isso provavelmente é apropriado no momento. Só ficará em silêncio se as boas exibições, como no início da fase de grupos contra o FC Copenhage, na semana passada, se repetirem com mais regularidade. Se isso pode realmente ser esperado contra um Manchester City descansado na noite de quarta-feira é, obviamente, uma questão em aberto.

Via FN