Texto por Colaborador: 16/05/2022 -

Blog da Muralha Amarela - Olá amigos auri-negros, sejam muito bem-vindos a mais uma coluna. Espaço esse para falar do nosso querido BVB. Aqui, todas as opiniões são válidas. Também esperamos respeito ao próximo, sem xingamentos e ofensas. Concordar ou discorda é o que engrandece o debate. Sem mais delongas, o tema da semana é: Analise do elenco. Parte I, a defesa.

Antes de começar, enfim acabou o sofrimento. Foi longo e duro. Mas isso é tema para depois analise elenco. Vou dividir em partes, e irei começar pelo sistema defensivo – goleiro, laterais e zagueiros. Fomos atrás de um goleiro nessa temporada, Kobel. Mas uma andorinha não faz milagre. Assim, ele foi um dos menos culpados. É jovem e tem potencial. Hitz e Burki quase não jogaram, mas já conhecemos.

Indo adiante e seguindo vamos as laterais. Sem Morey que sofreu uma lesão séria, Meunier foi até bem, mas nunca passou confiança ao torcedor. Também temos Passlack. Infelizmente ele não atingiu o nível para atuar pelo BVB. Ainda precisamos de um novo lateral lateral-direito, já que Morey mesmo voltando irá demorar para recuperar o ritmo de jogo. Por fim, Marios Wolf é uma lateral ok, bom para a reserva.

Agora a parte que mais causou cala frios na torcida auri-negra nessa temporada é o miolo de zaga. Como sofremos. Foram muitas falhas, e algumas até grotescas. Tanto que a reformulação começou nesse setor. Akanji, Zagadou, Marin Pongračić e Mats Hummels. Nem conto com Coulibaly. Nossa defesa foi um desastre total. Nem mesmo nos apagares da luz – diante do Hertha – conseguimos ter a tão sonhada paz.

E terminando o sistema defensivo, a lateral-esquerda. Guerrero é o titular, e ao que parece não e mais tão incontestável no clube. Nos últimos dias ou semanas, a discussão na sua vida privada é que está sendo considerado para a sua permanência ou não no próximo ano. Nico Schulz comprovou que definitivamente deverá deixar o BVB. Com um começo promissor em 19/20, depois da lesão não foi mais o mesmo.

A primeira parte foi finalizada, e vemos que o sistema defensivo foi o que mais prejudicou o time na temporada. Foram muitos gols tomados, falhas bisonhas. Poucos se salvaram da tragédia em Dortmund. Nos próximos dias a segunda parte da análise, dessa vez o meio de campo. Em baixo deixarei as minhas notas para os jogadores.

Notas:

Kobel: 6

Bürki: -

Hitz: 5

Meunier: 5,5

Wolf: 5,5

Passlack: -

Morey: -

Akanji: 4

Zagadou: 4

Marin Pongračić: 4

Rapahael Guerrero: 6

Nico Schulz: 4

Por Breno Benedito