Texto por Colaborador: Redação 20/11/2022 - 23:55

Jürgen Klopp teve uma das relações mais bem sucedidas do futebol profissional alemão com o Borussia Dortmund entre 2008 e 2015. Sob a direção do técnico de 55 anos, o Revierklub conquistou dois campeonatos e a Copa DFB. Em 2013, eles chegaram à final da Liga dos Campeões. Em 15 de abril de 2015, houve um big bang surpreendente.

Naquele dia, Jürgen Klopp, que recentemente despertou o descontentamento de alguns clubes da Inglaterra, anunciou seu fim como treinador do BVB em uma coletiva de imprensa de curto prazo e muito emocional: "Você não pode imaginar como é incrivelmente difícil quando algo tão grande como isso (...) chega ao fim, onde, para ser honesto, como pessoa, você gostaria que não tivesse que fazer isso", disse Klopp na época com o coração pesado.

O momento do anúncio da decisão foi particularmente importante para ele naquela época, cinco jogos antes do final da temporada, como ele enfatizou várias vezes. O treinador do Liverpool de hoje explicou recentemente por que no podcast WDR "Bola que você precisa é amor".

Ex-técnico do BVB, Jürgen Klopp: "A razão do timing na época era Thomas Tuchel"

“Ainda me lembro que o motivo do timing naquela época era que Thomas Tuchel estava prestes a ir para o HSV.” Jürgen Klopp ficou sabendo e disse: “Espere um minuto! Tuchel vai para o HSV? Então temos que sair agora! É por isso que foi um pouco mais cedo do que o planejado na época.”

A decisão do formador já estava tomada há muito tempo, mas o público ainda não tinha sido informado sobre isso. "Internamente, tivemos que empurrar um pouco mais cedo para que pudéssemos falar com Thomas (Tuchel, nota do editor) desde o início, que eu acho que é um treinador excepcional", continuou Jürgen Klopp.

BVB: O sucessor de Klopp, Thomas Tuchel, ficou apenas dois anos no Borussia Dortmund

No final, foi provavelmente a decisão certa para o clube. Como é sabido, Thomas Tuchel não assinou com o Hamburgo mas sucedeu a Jürgen Klopp no BVB para a temporada 2015/2016.

Thomas Tuchel, que atualmente está sendo negociado como um potencial novo treinador em um grande clube, conseguiu aproveitar o bom trabalho de seu antecessor em Dortmund, pelo menos até certo ponto. Sob a liderança do técnico de 49 anos, o BVB terminou em segundo e terceiro na Bundesliga.

Na temporada 2016/2017, eles também conquistaram a Copa da DFB juntos. No entanto, Thomas Tuchel teve que ir com os responsáveis devido a diferenças interpessoais.

Via Ruhr24