O Borussia Dortmund pagou 1,8 milhão de euros de taxa de empréstimo ao FC Nordsjaelland para contratar Daniel Svensson no meio da temporada. Esse investimento dificilmente será lamentado pelo BVB. Pelo contrário, o jovem sueco fez sucesso imediato, e não apenas em Dortmund. Para a revista Kicker, ele foi diretamente o melhor lateral defensivo de toda a Bundesliga.
O BVB também ficará satisfeito por ter garantido uma opção de compra, que se tornou obrigatória com um determinado número de jogos. 6,5 milhões de euros serão enviados em breve para a Dinamarca para contratar Svensson definitivamente. Porque ele se consolidou no elenco do BVB em pouco tempo no Ruhr.
Adaptação instantânea à Bundesliga
Apenas cinco dias após sua chegada a Dortmund, pôde começar como titular. Embora o primeiro jogo com sua participação tenha sido perdido por 1 a 2 para o VfB Stuttgart, e outras derrotas constrangedoras tenham se seguido, raramente a culpa foi de Svensson. Na verdade, ele não precisou de tempo para se adaptar à Bundesliga.
Desde essa primeira aparição, geralmente foi titular no BVB, começando oito de seus doze jogos na Bundesliga desde o início. Apenas um breve período de lesão impediu mais participações.
Svensson lidera ranking sem período de adaptação
Por que Niko Kovac também não quer abrir mão de Daniel Svensson fica claro no ranking recém-publicado da Kicker para laterais defensivos. Para uma classificação na segunda categoria mais alta, "classe internacional", Svensson não conseguiu chegar. Mas também nenhum outro jogador está nesta categoria ou na mais alta, "classe mundial".
O ranking da "classe nacional", por sua vez, é liderado por Daniel Svensson, à frente de jogadores consagrados como Alphonso Davies ou Rasmus Kristensen.
Principalmente "defensivamente, o jogador de 23 anos atuou de forma muito sólida", pode ser lido na justificativa para essa forte classificação. Além disso, sua resistência é elogiada, que também resultou em dois recordes de uma rodada inteira. Recentemente, ele foi presença regular no top 5 dos jogadores que mais correram numa rodada. O fato de ter contribuído com toques ofensivos mais tarde na temporada provavelmente foi decisivo para sua primeira posição. Quatro participações em gols ele contribuiu para a classificação bem-sucedida do BVB para a Champions League.
Um sucesso cujos frutos ele mesmo pode colher. Como o BVB o contratou definitivamente, ele jogará a Champions League com o clube na próxima temporada - provavelmente como titular na maioria das vezes, é de se esperar.