Texto por Colaborador: Redação 23/11/2022 - 23:55

Werder Bremen e 1. FC Nürnberg estão atualmente lutando contra penalidades contratuais devido ao não cumprimento dos requisitos de capital da DFL. A partir da temporada 2024/25, os regulamentos de licenciamento serão drasticamente apertados. Em vez de multa, há uma dedução de pontos no início da temporada, inicialmente de um ponto e a partir de 2025/26 até de três pontos.

Bremen e Nuremberg estão ameaçados com multas de 2,5 milhões e 500.000 euros, respectivamente, devido à deterioração do valor patrimonial negativo. Ambos os clubes relataram patrimônio líquido negativo em 31 de dezembro de 2021, que continuou a piorar no ano civil de 2022. Embora a DFL verifique os números de 31 de dezembro de 2022 no início de 2023 e decida sobre uma multa, os regulamentos de licenciamento para o ano seguinte serão significativamente mais rígidos. A partir de 2024, os pontos serão deduzidos no início da temporada em casos comparáveis aos de Bremen e Nuremberg. Os clubes concordaram com isso em sua mais recente assembleia geral em Frankfurt am Main.

Desta forma, a Bundesliga e a 2ª divisão estão adaptando seus regulamentos às novas diretrizes da UEFA. O artigo 69, regra do patrimônio líquido, do "Regulamento de Licenciamento de Clubes e Sustentabilidade Financeira" afirma: "O requerente da licença deve apresentar em suas demonstrações financeiras anuais ou intermediárias uma posição patrimonial líquida que: a. seja positiva; ou b. tenha mudado desde a em 31 de dezembro, pelo menos, melhorou 10 por cento." Aqueles que não cumprirem não serão mais admitidos na Liga dos Campeões, Liga Europa ou Liga da Conferência.

Por causa da crise de Covid, a DFL modificou seus regulamentos em relação ao patrimônio negativo várias vezes. Depois que os clubes tiveram que melhorar o valor em dez ou cinco por cento dentro de um ano civil com patrimônio líquido negativo por anos, dependendo da liga a que pertenciam, a exigência de capital foi suspensa em 2020 e 2021. Para 2022, o patrimônio líquido negativo não deve se deteriorar significativamente. Até agora, as violações dos requisitos de capital foram punidas com multa no primeiro ano, e os pontos podem ser deduzidos em caso de reincidência.

De acordo com os últimos dados financeiros da DFL, Union Berlin (-29,1 milhões de euros), VfL Bochum (-4,9), Werder Bremen (-20,3), Schalke 04 (-88,8), Arminia Bielefeld (- 7,1), 1. FC Nürnberg ( -3,9) e Hansa Rostock (-3,6) apresentaram patrimônio líquido negativo no final do exercício de 2021. Em alguns casos, os resultados comerciais de várias empresas em um clube fluem juntos nessas demonstrações financeiras. Em Rostock, nem a KGaA responsável pelos profissionais nem a e.V. reportaram patrimônio líquido negativo, apenas a empresa do estádio, portanto, nenhuma condição foi imposta à KGaA licenciada pela DFL. Enquanto isso, a equidade também é positiva novamente na chamada análise de grupo.

Via Kicker