Texto por Colaborador: Redação 11/04/2023 - 15:00

Com a corrida pelo título da Bundesliga ainda muito viva no jogo do último fim de semana entre Borussia Dortmund e Union Berlin, o BVB olhou em parte para Donyell Malen para ajudar a tirar três pontos deste encontro, com o holandês marcando o gol de abertura do clube na partida. Malen provocou otimismo e perplexidade desde que fez a mudança do PSV Eindhoven há duas temporadas. Malen foi contratado para substituir o cessante Jadon Sancho e, embora tenha ficado claro desde o início que os dois jogadores não eram os mesmos, a incapacidade geral de Malen de preencher o vazio deixado pelo agora jogador do Manchester United tem sido notável.

Desde que se juntou ao BVB, Malen teve um caso de amor duradouro com várias partes do gol, incluindo a trave e os dois postes. Apesar da natureza trabalhadora que ele mostrou em inúmeras ocasiões, Malen tem sido extremamente azarado quando se trata de sua finalização, com o jogador na maioria das vezes sendo apenas longe da marca, apesar de metodicamente colocar-se em boas posições para marcar. Esse desperdício na frente do gol muitas vezes colocou o Dortmund com o pé atrás nos jogos, porque não tem a mesma ameaça que Sancho representava em campo.

No entanto, esta incapacidade de preencher o vazio deixado por Sancho não é inteiramente culpa de Malen. Vindo de uma equipe onde ele jogou predominantemente em um front two, Malen teve que se adaptar a jogar fora de casa para a maior parte. O Dortmund nunca planejou realmente fazer de Malen uma opção um atacante, mas jogá-lo como um ala.

Esta transição tem sido claramente difícil para o jogador, mas a partir de recentemente o holandês atingiu uma veia rica de forma. Malen forneceu gols e assistências em suas mais recentes partidas, marcando contra o Bayern de Munique, além de seu gol acima mencionado contra o Union. Ele também registrou um gol impressionante e duas assistências contra o FC Köln em março, o que pareceu ser o catalisador para as performances que se seguiram.

Apesar da boa forma, existem algumas reservas sobre a capacidade do jogador de manter essas performances por um longo período de tempo. Houve um punhado de "falsas partidas" ao longo da carreira de Malen no Dortmund. Esses momentos tornaram óbvio que ele, como jogador, é talentoso e capaz de saídas fortes, mas ainda mostrou a capacidade de permanecer consistente ao longo de um longo período de uma determinada temporada.

Sua passagem mais recente, no entanto, foi a mais impressionante, e levanta a questão de saber se o Dortmund estará disposto a manter o jogador além da temporada. Há uma série de fatores a ter em mente ao responder a essa pergunta, então vamos dividi-los:

O primeiro fator é: onde queremos que Donny jogue? Com o holandês aparentemente começando a fazer isso funcionar, pode-se supor que o plano seria permitir que ele mantivesse o ímpeto e continuasse a se desenvolver nessa linha. O Dortmund provavelmente tentará transferir Thorgan Hazard permanentemente depois que seu empréstimo ao PSV expirar, o que esperançosamente trará algum capital muito necessário e, possivelmente, criará espaço para Malen competir com Karim Adeyemi, Jamie Bynoe-Gittens e Julien Duranville por tempo em campo. Dito isto, dependendo de sua forma para o restante da temporada, mover Malen e Hazard poderia gerar capital para trazer um ala natural.

Alternativamente, na posição de atacante, Malen enfrentaria a concorrência de Sébastien Haller e Youssoufa Moukoko, já que Anthony Modeste parece pronto para sair depois que seu contrato chegar ao fim neste verão. Como já mencionamos, Malen realmente floresceu em uma frente dois no PSV. Edin Terzić tentou jogá-lo no topo como um atacante solitário, mas isso não funcionou a favor de Malen ou do clube.

A questão então seria: faz sentido, com base em como o Dortmund costuma procurar jogar, manter Malen nessa posição? A resposta a esta pergunta depende se o BVB quer continuar a tentar com Malen ou dar uma oportunidade a um dos seus jovens talentosos que prospera na academia. Julian Rijkhoff, outro talentoso holandês por direito próprio, atualmente joga nas categorias de base do Dortmund e vem provando seu valor há algumas temporadas. O atual atacante sub-19 tem 24 gols e 6 assistências em seu nome para a temporada até agora, e recentemente marcou um hat-trick de 7 minutos na semifinal da Bundesliga alemã Sub-19 contra o Hertha Berlin.

Os talentos de Rijkhoff foram recentemente reconhecidos pelo clube com uma nova extensão de contrato de longo prazo, com Lars Ricken afirmando que o jogador se desenvolveu bem e tem um futuro brilhante: "Julian se desenvolveu muito positivamente em nossa academia de jovens e é um componente-chave da seleção holandesa sub-18. Estamos felizes por continuar a ter um centroavante em nosso elenco que consistentemente marca gols e tem excelentes perspectivas".

O desenvolvimento e as exibições consistentes de Rijkhoff podem merecer uma mudança para o nível sênior mais cedo ou mais tarde. Ele já é muito mais velho (18) do que Youssoufa Moukoko era quando o jovem alemão fez sua estreia como sênior. Ele é um atacante bem arredondado que ganhou comparação com Robert Lewandowski, cujo perfil poderia se encaixar melhor na equipe do que Malen. (Via BVB Buzz)