Texto por Colaborador: 29/11/2021 -

O desempenho de Donyell Malen continuou a melhorar para o Borussia Dortmund, com o holandês marcando 3 gols em seus últimos 3 jogos . Mover-se de uma liga para outra pode muitas vezes trazer algumas dores de crescimento. A transferência de Malen da Eredivisie holandesa para a Bundesliga veio de mãos dadas com essas dificuldades. O jogador que chegou ao BVB com grandes expectativas, as suas exibições até recentemente começaram a causar alguma preocupação aos que estão ligados ao clube. Essas expectativas foram agravadas pela ausência de Erling Haaland nos 11 iniciais do Dortmund.

O ímpeto para marcar gols foi muito maior do que com o norueguês liderando o ataque, garantindo que o Dortmund tinha uma saída muito ameaçadora para recorrer. Felizmente para todos os envolvidos, realmente parece que Malen finalmente chegou a Dortmund. O holandês já marcou três gols nos últimos três jogos. Seu gol no fim de semana contra o Wolfsburg foi particularmente importante para ajudar o BVB a acompanhar o ritmo do Bayern de Munique na liderança da tabela.

Esta sequência de jogo foi um vislumbre do jogador que todos esperávamos entrar em campo pelo Borussia quando sua contratação foi anunciada. Os gols em si não são a única característica que destaca as melhorias no jogo de Malen, no entanto. É o resultado do holandês poder fazer mais com menos posse de bola e menos toques de bola. Se olharmos o desempenho de Malen contra o Borussia Mönchengladbach , que foi indiscutivelmente um dos piores desempenhos de toda a equipe na liga nesta temporada, os números de Malen mostram 32 toques, zero dribles com um total de duas tentativas e 94,7% de sucesso no passe percentagem. Ele também teve um tiro tentado, com seu único esforço muito longe do alvo.

No jogo contra o Wolfsburg, Malen fez um total de 28 toques, o que resultou em três tentativas de dribles, sendo que duas delas saíram a seu favor. A porcentagem de acertos no passe caiu para cerca de 80%, mas isso se deve ao fato de que sua distribuição progressiva contra o Wolfsburg (51) foi muito maior do que contra Gladbach (21). Isso por si só indica que mais de seus passes viajaram na direção do gol adversário e, portanto, foram mais orientados para a ameaça e com visão de futuro.

Malen também deu um total de três chutes, sendo dois deles à direita, um dos quais foi o seu golo por 2-1. Ele era mais ativo, se relacionava bem com seus companheiros de equipe e também representava uma ameaça com sua movimentação sem a bola. Tanto a melhora no número de chutes quanto o movimento progressivo da bola indicam que Malen é um jogador que finalmente está se recuperando na liga. Eles são um sinal de sua confiança crescente, o que será fundamental para Malen manter a sua forma e entrar em um mês muito importante para o Dortmund em dezembro.

Com um confronto crucial contra o Bayern de Munique neste fim de semana, seguido por jogos obrigatórios contra o Bochum e o  Greuther Fürth, Malen terá todas as oportunidades para continuar a justificar a paciência e o apoio demonstrados a ele por Marco Rose e pela hierarquia do clube. um todo. (Via BVB Buzz)