Texto por Colaborador: Redação 10/11/2023 - 00:00

Pierre-Emerick Aubameyang mudou muito desde que deixou Dortmund em janeiro de 2018. Depois de passagens por clubes de renome como Arsenal, FC Barcelona e Chelsea, o gabonês está sob contrato com o Olympique de Marselha desde o verão de 2023. No entanto, as coisas não vão bem por lá neste momento - as críticas à ex-estrela do BVB atingiram agora o seu auge.

A substituição de Pierre-Emerick Aubameyang no jogo em casa do sul da França contra o Lille OSC (0-0) aos 77 minutos foi como enfrentar o desafio. Os torcedores do Marselha vaiaram impiedosamente para o ex -profissional do Borussia Dortmund por seu fraco desempenho.

Alain Roche, ex-chefe da defesa do Olympique de Marselha, disse palavras claras sobre a aparição da ex-estrela do BVB no Sport 1 após o jogo. “Ele joga, mas apenas porque gosta de status e porque tem experiência”, disse ele. No geral, a equipe e os torcedores esperavam “mais dele”; tem havido “muito pouco” do atacante até agora.

Palavras duras que o ex-atacante do Olympique Marc Libbra também assinou: “Ele investe muito pouco em campo, exige a bola muito raramente”, disse o ex-profissional, agora com 51 anos, sobre o desempenho de Aubameyang. É preciso que haja “significativamente mais por vir” do ex-jogador do Dortmund.

O fato de o público notoriamente impaciente do sul de França ter vaiado o ex-atacante do BVB era “completamente compreensível”. Na sua opinião, os torcedores têm o direito de reagir assim.

O concerto não foi uma surpresa: depois de dez jogos no campeonato, o 74 vezes internacional gabonês tem apenas um mísero golo e três assistências - o que não é suficiente para os adeptos notoriamente exigentes do Olympique de Marselha.

Até agora, Aubameyang não conseguiu seguir os grandes passos de seu antecessor Alexis Sanchez, que marcou 14 gols em 35 jogos do campeonato na temporada passada e ajudou em mais três gols, com suas partidas predominantemente pomadas.

O ex-turbilhão do BVB tem problemas óbvios para encontrar seu caminho no sistema do técnico do Marselha, Gennaro Gattuso. Mas esse é apenas um lado da moeda. Porque apesar de todas as críticas, Aubameyang demonstrou definitivamente as suas qualidades com o uniforme do Olympique de Marselha fora da Ligue 1. O balanço da ex-estrela do BVB é muito melhor aqui.

Durante a qualificação para a Liga dos Campeões, na qual o sul da França falhou por pouco contra o Panathinaikos Atenas (5:6 nE), Aubameyang alimentou as esperanças de participar da categoria rainha graças a dois gols na segunda mão. O ex-profissional do BVB também demonstrou sua precisão ainda presente na Liga Europa. Ele marcou dois gols em três jogos até agora.

Aparentemente, o ainda rápido centroavante não se sente particularmente confortável na classe de elite de sua França natal. Isto é ainda mais surpreendente quando se considera que Aubameyang tem um total de 130 jogos disputados na Ligue 1.

E provavelmente deixou uma impressão duradoura em vários fãs franceses. Afinal, o atacante rápido foi o foco do BVB durante sua última passagem pela França, graças às suas fortes atuações no AS St.-Étienne na temporada 2012/13 (19 gols em 37 jogos no campeonato), que o contratou pouco depois.

O clube de Ronaldo supostamente cortejou o ex-profissional do BVB Aubameyang no verão de 2023

Os torcedores e principalmente o próprio Aubameyang esperam que os gaboneses consigam repetir essas atuações o mais rápido possível. Se isso não acontecer, o ex-jogador do BVB, que teria até considerado uma transferência para o Al Nassr, clube de Ronaldo, no verão de 2023, provavelmente ficará no banco mais cedo do que gostaria. (via Ruhr24)