Texto por Colaborador: Redação 29/09/2022 - 23:50

Quem faz o jogo na Bundesliga tem dificuldade. Especialmente em uma comparação internacional, as estatísticas da câmara alta alemã dão o que pensar.

"É uma tendência", disse Niko Kovac no final de agosto. "Aqueles que vêm através do componente lúdico têm problemas - com exceção do Bayern". Agora, um mês depois, você pode até eliminar a última restrição.

O Bayern, de longe o campeão de posse de bola na liga, está passando por uma crise. E a maioria das equipes de posse de bola restantes não está se saindo muito melhor. O Bayer 04 Leverkusen, atualmente quinto no ranking, venceu apenas um de seus sete jogos. O RB Leipzig, em quarto lugar na tabela de posse de bola, também está atrás de suas próprias reivindicações - e em Domenico Tedesco já demitiu um treinador que defendia o futebol de posse de bola. Durante o mandato de Tedesco, apenas o Bayern jogou mais passes por jogo do que o RB Leipzig.

Nagelsmann: "Definitivamente não sou responsável por a seleção nacional não vencer"

Assim, enquanto uma proporção significativa de equipes com posse de bola tem problemas para converter suas cotas de jogo em pontos, uma equipe do Union Berlin está passando por um boom que dá muito pouco valor à sua própria posse de bola. Apenas Augsburg e Schalke registaram valores inferiores aos atuais líderes da liga de Köpenick (41 por cento) nas primeiras sete rodadas. O Freiburg, uma das equipes da hora em terceiro lugar, também está no terço inferior do ranking de posse de bola com uma média de 45 por cento.

Olhando para esses números na Bundesliga, o futebol de transição parece realmente mais promissor do que a clássica abordagem lúdica dominante. Portanto, não é à toa que cada vez mais equipes estão comprometidas com esse tipo de futebol. Isso fica particularmente claro quando se olha para a comparação internacional.

Taxa de aprovação das 5 principais ligas: Union em 96 de 98

Enquanto as outras quatro principais ligas europeias têm uma taxa média de aprovação entre 81 e 83 por cento, a Bundesliga tem apenas 78,25 por cento. Existem apenas 14,5 sequências por jogo na classe de elite alemã em que uma equipe joga dez ou mais passes seguidos - o menor número nas 5 principais ligas. Para comparação: na Ligue 1 e na Premier League, esse número é superior a 20.

Ainda mais impressionante: no ranking de passes de todas as 98 equipes da Premier League, La Liga, Serie A, Ligue 1 e Bundesliga, seis das últimas oito vagas são ocupadas por equipes alemãs. O FC Augsburg está em último lugar (66,27% dos passes recebidos), o líder Union Berlin (71,71%) está em 96º lugar de 98.

No outro extremo do espectro, há apenas um representante alemão entre as 25 equipes com maior precisão de passes nas 5 principais ligas: o FC Bayern em sétimo lugar. Aliás, Paris St. Germain, Manchester City e Real Madrid estão nos três primeiros lugares - três dos principais favoritos ao título da Liga dos Campeões.

Na Bundesliga, muito menos valor é colocado em passes curtos do que nas outras quatro principais ligas europeias. Isso também é ilustrado observando a proporção de bolas longas por jogo. Isso é 14,7% na Bundesliga, maior do que na La Liga, Serie A, Premier League e Ligue 1.

Três clubes alemães acertaram as bolas mais longas de todas as 98 equipes nas 5 principais ligas: VfL Bochum (22,8%), FC Augsburg (21,4%) e novamente os líderes da Bundesliga Union Berlin (19,8%). Entre as 15 equipes do ranking com menor proporção de bolas longas da Bundesliga está apenas o FC Bayern (7,5%, quinto colocado). Lá

Kicker