Texto por Colaborador: Redação 29/04/2024 - 00:00

Após a desintegração defensiva no segundo tempo, o Borussia Dortmund ainda estava bem servido com uma derrota por 1 a 4 para o RB Leipzig, no sábado. Os aurinegros deram tudo de si para alcançar um resultado que mantivesse viva a esperança do quarto lugar no final da temporada. Os otimistas poderiam dizer que o BVB agora sabe que não pode jogar contra o Paris Saint-Germain. Existem definitivamente paralelos entre o Leipzig e o seu adversário nas semi-finais.

Terzić: “Exatamente a mesma coisa que nos espera na quarta-feira”

“O ritmo que o Leipzig teve no ataque, a segurança da bola no centro, é exatamente o mesmo que nos espera na quarta-feira contra o Paris. Não creio que sejam muito mais rápidos ou mais lentos do que os jogadores contra quem defrontámos hoje”, disse o treinador Terzić na conferência de imprensa pós-jogo. A bofetada nos vizinhos de tabela, que não é a primeira derrota amarga do Borussia Dortmund em duelos diretos na atual temporada, deve ser vista como um alerta claramente audível para os auri-negros. Se o PSG tiver na quarta-feira a menor liberdade que o BVB deu ao Leipzig no sábado, a semifinal já será decidida após o jogo de ida.

Terzić interpreta naturalmente a questão de uma forma menos pessimista. “Percebemos o quão grande é a chance de tirar algo se você fizer como fez nos primeiros 20 minutos”, disse o treinador. Na verdade, o BVB começou pelo menos decentemente e assumiu a liderança, não imerecidamente, graças a um excelente desempenho individual de Jadon Sancho. Porém, com o primeiro gol sofrido, o semifinalista da Liga dos Campeões voltou a ser um castelo de cartas que desabava. “Também vimos como é difícil se não o mantivermos de forma consistente”, disse Terzić.

“Nós também não somos estúpidos”

O treinador principal não dá aos profissionais o popular álibi de que a sua equipa já se concentrou na categoria rainha devido à constelação especial atual e por isso tirou o pé do acelerador em Leipzig. Embora o quinto lugar na Bundesliga com uma probabilidade matemática de 98 por cento ou mais seja suficiente para a participação na Liga dos Campeões - e o BVB também pode se qualificar como vencedor da categoria rainha - o requisito para o jogo no RB era concentração total, disse Terzić.

“Também não somos estúpidos, sabemos o que vai acontecer no nosso estádio na quarta-feira e que grande oportunidade temos lá, mas nem discutimos isso dentro da equipe e da comissão técnica”, enfatizou o profissional de 41 anos. “Quando você viu o quanto havíamos planejado e como começamos este jogo, você viu que investimos tudo para que este jogo fosse um sucesso.” Uma declaração do jogador nacional Julian Brandt, que estava mais próximo da sua forma normal entre os jogadores de campo do BVB, dá uma pista: "Durante o jogo com o Leverkusen, tive a sensação de que o foco em Dortmund já estava em Paris", disse o meio-campista.