Texto por Colaborador: 26/07/2016 -

A dificuldade em se adaptar a alguns idiomas é reconhecidamente um dos grandes obstáculos para jogadores brasileiros que se transferem para clubes estrangeiros. Mas para o mineiro Leonardo de Deus Santos, o Dedê, a língua de um país longínquo não impediu que o atleta se tornasse ídolo do Borussia Dortmund.

O brasileiro Dedê, não é nada mais nada menos, que o segundo jogador que mais jogou com a camisa amarela e preta em toda história do clube: 322 jogos, atrás somente de Michael Zorc, com 463.

O lateral-esquerdo jogou 13 anos de sua carreira no Borussia Dortmund , para se ter uma ideia, no aniversário de 33 anos do brasileiro, no dia 18 de abril, mais de 1500 pessoas com camisas amarelas lotaram o centro da cidade de Dortmund em homenagem ao jogador.

Natural de Belo Horizonte e revelado pelas categorias de base do Atlético Mineiro, ele teve uma rápida passagem pelo futebol profissional do Atlético, iniciada em 1996. No ano seguinte, conquistou a Copa Conmebol, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro e recebeu a Bola de Prata, tradicional prêmio oferecido pela revista Placar aos melhores do Brasileirão. Em 1998 foi negociado com a equipe alemã.

Dedê foi muito bem recebido no Borussia Dortmund e nas suas duas primeiras temporadas atuando pelo clube, foi eleito o melhor jogador da equipe. A diferença de culturas e a dificuldade de entender o idioma alemão pesaram nos primeiros meses. Problemas com a polícia por escutar música alta eram frequentes no início da vida de Dedê no velho continente. 

Tamanha foi a identificação de Dedê com o time e o país que se tornou sua casa; o jogador conseguiu cidadania alemã, e no que foi campeão da Bundesliga de 2002, Dedê foi um dos destaques do campeonato. sendo inclusive, pelas boas atuações, convocado em 2004, pelo então técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira.

O fim do ciclo de Dedê no Borussia Dortmund não poderia ter acabado de melhor maneira, o brasileiro deixou o clube ao final da temporada de 2011 com o segundo título da Bundesliga no currículo.

FOTOS:

{{Gallery:27}}

TÍTULOS:

Campeonato Alemão: 2001-02, 2010-11
Copa da Alemanha: 2011
Supercopa da Alemanha: 2008

CARREIRA:

1996–1998: Atlético Mineiro
1998–2011: Borussia Dortmund
2011: Eskişehirspor

VÍDEO: