Texto por Colaborador: Redação 20/04/2024 - 01:00

O Borussia Dortmund está nas semifinais da Liga dos Campeões. O diretor-geral Hans-Joachim Watzke sente-se, portanto, encorajado na sua decisão de continuar com o treinador Edin Terzic .

“Às vezes é certo não se deixar levar como responsável, mas sim permanecer calmo e analítico”, disse Watzke ao SID. No outono passado, ele decidiu não demitir Terzic, que foi duramente criticado, e em vez disso deu-lhe dois novos assistentes técnicos, Nuri Sahin e Sven Bender.

“Estamos muito felizes por termos seguido o nosso caminho”, enfatizou Watzke. O BVB sublinha que a sua decisão foi acertada não só na Liga dos Campeões, onde o BVB defronta o Paris Saint-Germain nas semi-finais.

O BVB está na terceira posição da segunda metade da tabela da Bundesliga, com duas derrotas, dois empates e oito vitórias (até 18 de abril). “É indiscutível que esta temporada foi escrita pior do que é. Temos uma média de quase dois pontos por jogo na Bundesliga”, continuou Watzke.

Em todas as competições, houve apenas três falências do BVB desde o início da segunda metade da temporada. Isso incluiu a derrota por 2 a 1 na primeira mão das quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Atlético Madrid.

“O jogo contra o Madrid foi o nosso décimo jogo da temporada na Liga dos Campeões, só enfrentámos adversários de topo, o que obviamente exige energia”, disse Watzke. Ele acrescentou: “Mas a equipe se encontrou, ficou mais obstinada, corre muito”.

A equipe de Terzic foi recompensada pelos seus esforços ao chegar às semi-finais. Isto - assim como o desempenho internacional das outras equipes alemãs - garante que o BVB provavelmente continuará a jogar na categoria rainha na próxima temporada, mesmo que o clube de Ruhrpott termine a Bundesliga apenas em quinto lugar.

Para explicar: As duas nações que acumularem mais pontos no ranking da UEFA esta temporada podem esperar uma vaga adicional na Liga dos Campeões na próxima temporada. Do jeito que está, a Bundesliga pode contar com outro participante - além da Série A italiana: o BVB, que atualmente está apenas na quinta posição da tabela, apesar de uma forte segunda metade da Bundesliga.