Michael Zorc comentou as razões para a subida do Borussia Dortmund. O fato de o BVB estar indo tão bem na Bundesliga e na Liga dos Campeões é até surpreendente para o diretor de esportes. "Não havia razão para esperar que um reinício sempre traria incerteza", disse Zorc ao Sportbild.
De acordo com o diretor de 56 anos, "depois da decepcionante pré-temporada, não estávamos lidando com sucessos rápidos, mas com conteúdo". "Nós colocamos ênfase nas coisas que têm faltado na temporada passada como Mentalidade, força, convicção".
O novo treinador Lucien Favre desempenha um "papel central" no sucesso. "Desde o primeiro dia, ele tem um plano muito claro, que inclui uma ordem firme, instruções claras para os jogadores e a coragem de tomar decisões que nem sempre são bem recebidas pelo público." Favre tinha "perdido uma estrutura defensiva estável e conjuntos em cada importância treino para os elementos básicos.
Depois que o BVB quase ficou de fora da Liga dos Campeões na temporada passada, a pressão sobre os responsáveis já era "alta", disse Zorc. Para Dortmund, agora é "lidar com nosso desenvolvimento razoável". O Bayern ainda está na Bundesliga "é o claro favorito ao título". O reinício do BVB "certamente levará mais tempo do que apenas um período de transferência de verão".
O veterano de Dortmund também comentou sobre o trabalho da nova equipe de liderança em torno dele, gerenciando os diretores Hans-Joachim Watzke, Sebastian Kehl e Matthias Sammer. "Nossas reuniões são muito frutíferas, estou sempre ansioso por isso, estamos discutindo muitas coisas de maneira controversa, mas isso leva a mais detalhes do que a perdas por atrito", diz Zorc. "No início, esta constelação foi vista por alguns como crítica, mas posso dizer-lhe: esta saudável cultura de discussão é boa para nós."
Zorc prestou homenagem aos recém-chegados Abdou Diallo e Axel Witsel. Diallo "se encaixa exatamente com os nossos requisitos, tem uma perspectiva extrema, conhece a liga e pode ter várias posições". Witsel, depois de algumas semanas já é o chefe no meio-campo do BVB, era um "bloco de construção muito central". Zorc ficou entusiasmado com o belga na Copa do Mundo. "Ele tem respeito absoluto e total aceitação por seus colegas jogadores e é o time com sua aparência um alto grau de confiança, Axel é, uma pessoa calma, combina perfeitamente com o BVB e em nosso região ".
O diretot também revelou que o Borussia estava há muito interessado no atacante do Barcelona, Paco Alcácer. "Nós o vimos nos times espanhóis há alguns anos, então mudar para o Barcelona foi colocar um jogador fora de vista, mas ficamos de olho nele", disse Zorc.