Pouco antes do final da temporada, o diretor esportivo Michael Zorc comentou os tópicos mais importantes sobre o BVB. Para o futuro, ele acha que o time está bem equipado - também porque há dinheiro suficiente para anunciar em breve uma nova transferência. Com nove pontos de vantagem sobre o Bayern, o BVB estava no topo da tabela após a 15ª rodada da Bundesliga.
Hoje, cerca de três meses depois, é o Bayern que está na frente em vias de conquistar o próximo título para Munique. O diretor esportivo do BVB, Michael Zorc, comentou a reviravolta. "O Bayern de Munique venceu doze dos últimos 13 jogos do campeonato, o que é brutalmente forte", admitiu Zorc em entrevista ao "Sport Bild", que é a força do FC Bayern, que transformou o equilíbrio de poder na liga.
A principal razão para o motor do BVB fraquejar segundo Zorc foi as preocupações de lesão. "Na preparação faltava quase toda a defesa central, depois vieram os fracassos do capitão Marco Reus, do diretor defensivo Manuel Akanji e do veterano Lukasz Piszczek", disse.
No entanto, de acordo com Zorc, as falhas não são a única razão para a queda no desempenho. "Também houve jogos como em Nuremberg e Augsburg, onde a equipe estava com falta de intensidade e faltava dois, três por cento em concentração e concentração", reclamou o diretor esportivo, acrescentando: "Um ou outro de nós meio que subconscientemente, talvez com a metade da energia para esses jogos".
Para poder desafiar o Bayern no futuro, o BVB terá que continuar a melhorar o seu plantel. A vontade de gastar dinheiro está lá, de acordo com Zorc. O diretor de esportes chegou a anunciar que ele logo quebraria o recorde de transferência existente. Esta "melhor marca" ainda está em 30 milhões de euros, que foram gastos no verão de 2016 para André Schürrle. "Espero gastar mais dinheiro com um jogador nos próximos períodos de transferências", disse Zorc. É importante, no entanto, que o clube, por outro lado, também tenha dinheiro suficiente.
Uma grande fonte de receita poderia ser uma transferência da Jadon Sancho. No entanto, Zorc ainda não vê isso: "Jadon estará jogando para o Borussia Dortmund na próxima temporada e estamos definitivamente planejando com ele." Ficou claro, no entanto, que o namoro do jovem inglês aumentará. Com o resultado que Sancho "certamente não vai até sua aposentadoria em Dortmund ". Independentemente de quando, a transferência de Sancho vai custar muito dinheiro, disse Zorc. "Eu digo que mesmo para os maiores clubes do mundo, sua transferência seria difícil de bater no momento."
Enquanto isso, de acordo com Zorc, fica claro como os planos para Mario Götz. Ele não sabia o que dizer sobre a extensão do contrato com o homem de 26 anos: "Vamos encontrar o momento certo para conversar com ele sobre isso".
Outro tópico de conversa dentro e ao redor do Dortmund é o acidente do Schalke nesta temporada. Perguntado se sentia pena de seu grande rival, Zorc respondeu: "O clube agora está enfrentando uma novo comando, e seria presunçoso comentá-los em Dortmund." É importante que os Azuis Reais mantenham na primeira divisão: "A Bundesliga precisa do clube".